Novembro Negro no CRP18-MT: roda de conversa discutirá racismo na linguagem e o “Pretoguês” como psicoeducação

Novembro Negro no CRP18-MT: roda de conversa discutirá racismo na linguagem e o “Pretoguês” como psicoeducação

CRPMT 18

Com o compromisso de promover letramento racial e qualificar o debate público a partir da Psicologia, o Conselho Regional de Psicologia da 18ª Região (CRP18-MT) realizará, no dia 19 de novembro, a roda de conversa “Racismo na linguagem e o ‘Pretoguês’ como psicoeducação”. A ação integra a agenda do Novembro Negro.

O projeto parte do reconhecimento de que o racismo frequentemente se manifesta de forma sutil pela linguagem. Ao propor uma atividade de psicoeducação, a Comissão de Psicologia nas Relações Étnico-Raciais busca sensibilizar a categoria e a sociedade sem sobrecarregar pessoas negras com a tarefa pedagógica, fortalecendo o papel da Psicologia como ciência e profissão no enfrentamento ao racismo.

Além de promover conscientização e letramento racial, a roda de conversa pretende fomentar o debate sobre o conceito de “Pretoguês” e recolher relatos anônimos de vivências para mobilizar a participação e qualificar a discussão durante o encontro. O evento será aberto ao público (profissionais e estudantes), com emissão de certificados.

Ao promover esta roda de conversa, o CRP18-MT reafirma seu compromisso com a defesa de direitos e com a responsabilidade da Psicologia na psicoeducação antirracista, fortalecendo práticas que enfrentem violações, acolham diferenças e transformem a linguagem em ferramenta de cuidado e justiça social.

Serviço