
Nova gestão do CRP18-MT assume com proposta de intensificar a mobilização da categoria
A sessão solene de posse na sexta-feira (23) e a primeira reunião realizada no sábado (24) marcaram a posse do 3º Plenário do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18), que irá gerir a autarquia até 2019. Para o próximo triênio, a proposta é continuar o trabalho do 2º Plenário e aumentar a atuação da política do Conselho.
Presidente do 2º Plenário, o psicólogo Alcindo Rosa enfatizou os projetos bem sucedidos realizados pelo CRP18 como o “Diálogos com Interior”, que levou as discussões sobre as práticas da Psicologia para os municípios e também o 3º Congresso de Psicologia do Cerrado, maior evento de Psicologia realizado em Mato Grosso.
“O 1º Plenário foi um período de transição e aprendizagem, no 2º Plenário fizemos ações de interiorização do CRP18 e avançamos bastante. Nós cumprimos a tarefa proposta no início da gestão e só temos que agradecer a todos os conselheiros e funcionários do Conselho que caminharam conosco nesta etapa”, afirmou emocionado o psicólogo.
Primeira presidente do CRP18, após a separação do Conselho Regional de Mato Grosso do Sul, em 2010, a psicóloga Maria Aparecida de Amorim Fernandes relembrou os trabalhos realizados nesses seis anos. “Fico feliz em lembrar a trajetória que fizemos desde quando ainda éramos ligados ao Conselho Regional em São Paulo e ver hoje essa nova gestão me traz orgulho. Olhamos para trás e vemos o que construímos e cabe agora ao novo Plenário representar a todos nós com paixão”.
Empossada no sábado como presidente da nova gestão, Morgana Moura agradeceu o apoio do 2º Plenário e enfatizou a representatividade de Mato Grosso no Conselho Federal de Psicologia, que tem a psicóloga Marisa Helena Alves como representante do Centro-Oeste. “Recebemos o Conselho com um legado de cuidado dos direitos fundamentais. Iniciamos a nova gestão não somente com alegria, mas buscando intensificar a mobilização da categoria para uma atuação de militância”.
CRP18
O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18) foi criado há seis anos, por conta do crescimento da categoria no estado. Até 1995, as(os) psicólogas(os) que atuam na região pertenciam ao Conselho Regional de Psicologia de São Paulo. Em 1996 foi criado o Conselho Regional de Psicologia da 14ª Região, que englobava Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com sede em Campo Grande.
Em 2010, com mais de 1.500 profissionais no estado, foi criado o Conselho Regional de Psicologia da 18ª Região, que passou a ser referência para as(os) psicólogas(os) de Mato Grosso, que hoje são cerca de 3 mil. Nos seis anos de trabalho, o CRP18 se pautou pela luta por qualidade profissional, condições de trabalho dignas e o exercício ético da profissão.
Fonte: Pau e Prosa Comunicação