Nota Técnica valida avaliação psicológica às pessoas com deficiência

Com o objetivo de orientar as psicólogas e os psicólogos que realizam avaliação psicológica voltada às pessoas com deficiência, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) divulgou uma nota técnica que disciplina e fiscaliza o exercício dos profissionais que lidam com este público.

“A construção e adaptação dos testes psicológicos para os indivíduos com deficiência configuram-se como atividades complexas que requerem, frequentemente, a utilização de várias modificações e alguns recursos adicionais, tais como as tecnologias assistidas, na tentativa de proporcionar acessibilidade aos materiais dos testes. Em auxílio aos desafios existentes neste processo de atendimento à diversidade humana, um recurso interessante é a aplicação do conceito de Desenho Universal”, expõe a Nota Técnica.

Diante disso, o CFP afirma ainda que “não é recomendada qualquer adaptação sem prévio estudo. Nos casos em que o uso dos testes é inapropriado para as características individuais do avaliado, o psicólogo deverá proceder a avaliação com outros recursos reconhecidos pela Psicologia”. 

Confira a íntegra da Nota Técnica aqui  

Fonte: Pau e Prosa Comunicação