Nota de pesar: Marcus Vinicius de Oliveira Silva

Nota de pesar: Marcus Vinicius de Oliveira Silva

O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT) lamenta profundamente o assassinato do psicólogo e professor aposentado da Universidade Federal da Bahia, Marcus Vinicius de Oliveira Silva, conhecido como Marcus Matraga.

Defensor incansável dos direitos humanos, Marcus foi militante da Reforma Psiquiátrica e da Saúde Mental no Brasil. Interessava-se ainda pela Clínica das Psicoses e pelo estudo das desigualdades sociais e subjetividade.

Ex-conselheiro do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, Marcus era mestre em Saúde Pública e foi pioneiro na luta pela reforma antimanicomial e criação dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). 

Marcus Vinícius participou ativamente da consolidação da Psicologia no Brasil, tendo integrado o Conselho Federal de Psicologia nas gestões de 1988 – 1989, 1992 – 1995, 1997 – 1998, 1998-2001 e 2004 – 2007. Também esteve em gestões dos conselhos regionais de Minas Gerais e Bahia.

Foi coordenador do Centro de Referências em Políticas Públicas – CREPOP – entre os anos de 2004 e 2007. No Conselho Nacional de Saúde participou da Comissão Nacional de Saúde Mental, como representante do FENTAS – Fórum Nacional de Trabalhadores de Saúde. Foi, ainda, integrante da Comissão Nacional de Reforma Psiquiátrica de 1994 a 1997.

O professor Marcus Matraga sempre foi um grande parceiro do CRP18-MT e, em 2014, esteve em Cuiabá para discutir a luta antimanicomial no Brasil. O CRP18-MT lamenta profundamente a perda deste grande brasileiro e figura importantíssima para a Psicologia brasileira, e se solidariza com seus amigos e familiares. O Conselho espera, ainda, que as circunstâncias que envolvem sua trágica morte sejam plenamente esclarecidas.