NOTA DE PESAR – Dom Pedro Casaldáliga

NOTA DE PESAR – Dom Pedro Casaldáliga

O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT) vem a público manifestar o seu pesar pela morte do bispo emérito de São Félix do Araguaia, Dom Pedro Casaldáliga, sepultado no município nesta quarta-feira (12). Reconhecido internacionalmente por sua defesa aos direitos humanos, em especial aos povos indígenas, o religioso já foi homenageado pelo Conselho com o 2º Prêmio Paulo Freire de Psicologia, em 2012.

A entidade destaca a importância de Dom Pedro Casaldáliga para o histórico de lutas e causas sociais no país, principalmente aquelas ligadas aos povos indígenas. Nascido na Espanha em 1928, ele se mudou para o Brasil aos 40 anos quando foi atuar como missionário em São Félix do Araguaia, no interior de Mato Grosso. Na região, ele foi relevante defensor das comunidades indígenas, que sofriam em conflitos agrários e devido à expansão de latifúndios. E foi em São Félix do Araguaia que Casaldáliga teve o corpo enterrado. Sua morte foi confirmada no último sábado (08), em decorrência de complicações respiratórias.

Em 2012, Dom Pedro Casaldáliga foi homenageado pelo CRP18-MT com o 2º Prêmio Paulo Freire de Psicologia, como parte da 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia, realizada em São Paulo (SP). O nome do religioso foi sugerido pela entidade mato-grossense e aceito pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP).

Em nome de psicólogas e psicólogos de Mato Grosso, o CRP18-MT enaltece a figura histórica, consciente e ética que foi Dom Pedro Casaldáliga, que certamente fará falta na luta e defesa dos direitos humanos no Brasil. Por esta razão, a entidade reforça que seu legado não seja esquecido por esta e as próximas gerações.