Na última quinta-feira (18), o Conselho Regional de Psicologia sofreu um ataque de hackers durante o evento intitulado “Aquilombamento online - Racismo e Saúde mental: Qual a relevância”

Na última quinta-feira (18), o Conselho Regional de Psicologia sofreu um ataque de hackers durante o evento intitulado “Aquilombamento online - Racismo e Saúde mental: Qual a relevância”

CRPMT 18

O Conselho Regional de Psicologia 18ª Região, vem a público informar que, na noite da última quinta-feira, dia 18 de novembro de 2021, por volta das 19h30 sofreu um ataque de hackers durante o evento intitulado “Aquilombamento online - Racismo e Saúde mental: Qual a relevância”.

A Comissão de Relações Étnico-raciais na psicologia do CRP 18 promoveu o evento que fez parte da semana especial preparada pela vereadora Edna Sampaio referente ao mês da consciência negra, uma agenda de muita representatividade para nosso município.

A ideia do evento era uma roda de conversa online conduzida pelos membros da comissão, um evento aberto para todas as pessoas que gostariam de falar sobre o racismo e suas dores, sobre sua cor e os prazeres de ser o que é, sobre o racismo e a relação com saúde mental, autoestima, autoimagem, relações de trabalho e outros assuntos. O evento tinha como objetivo também proporcionar um espaço coletivo de afeto, de acolhimento, de escuta, de trocas, de autocuidado, de fortalecimento de laços e reflexões

Logo no início do evento, durante a explanação sobre o tema, o microfone do presidente Gabriel Henrique Pereira de Figueiredo começou a ser desligado durante sua fala e em contrapartida foi substituído por microfones abertos dos hackers com falas “Racismo não existe”, “Isso aqui é tudo mimimi”, assim como compartilhamento de vídeos em tela de cunho violento.

Essa invasão reforça a ideia principal do evento: que por mais que o debate e o combate tenham evoluído, mostra o quanto ainda precisamos avançar. A luta contra esse tipo de desigualdade ainda está longe de acabar e por isso, dar voz à população negra e discutir sobre o assunto é extremamente importante, discutindo e debatendo pontos de vista que caminhamos rumo à democracia racial.

Diante disso o Conselho Regional de Psicologia 18ª Região, vem a público enfatizar que está comprometido com a luta antirracista e não se esquivou (visto que o evento aconteceu e foi muito produtivo, mesmo diante das adversidades), nem se esquivará, desse papel, a despeito do desconforto que o assunto gera. O ocorrido trata-se de uma estratégia de ameaça, uma atitude de coação aos que lutam pelos direitos humanos e CRP 18 permanecerá lutando pelas suas pautas.

Também informa que as medidas legais cabíveis estão sendo tomadas junto com o departamento jurídico do conselho.