MT vota prioridades da Psicologia em Congresso Nacional

MT vota prioridades da Psicologia em Congresso Nacional

A Psicologia e suas vertentes foram discutidas no 9º Congresso Nacional de Psicologia (CNP), que contou com nove delegados e um estudante mato-grossense, todos participaram das discussões e votação de propostas divididas em três eixos, baseados nas proposições encaminhadas pelos 23 Congressos Regionais de Psicologia (Coreps).
 
O tema deste ano foi a “Psicologia, no cotidiano, por uma sociedade mais democrática e igualitária” e o evento reuniu cerca de 270 pessoas de todas as regiões do país. O CNP acontece a cada três anos e possibilita a participação direta e democrática da categoria na construção da Psicologia
Entre as propostas aprovadas estão 49 moções (de apoio e repúdio) e o lançamento da Articulação Nacional de Psicólogos(as) LGBT (ANP LGBT), com o objetivo de barrar retrocessos no que se refere aos direitos LGBTs no Brasil. Também foram apresentadas as chapas que irão concorrer às eleições do Conselho Federal de Psicologia para a gestão 2017/2019.
 
Quem participou se surpreendeu com os temas debatidos e pretende levar essas discussões para a sua região, como o psicólogo Ismael Pereira dos Santos, de Alta Floresta. “Foi a primeira vez que participei de um evento nacional e foi muito válido para que pudesse expandir os meus conhecimentos sobre a Psicologia e a necessidade da integração dos profissionais, além de me aproximar mais do Conselho Regional e Nacional de Psicologia”.
 
A aproximação com o Conselho Regional de Psicologia (CRP18/MT), também foi um dos pontos importantes do Congresso para o psicólogo Luiz Antônio Vieira, que atua em Confresa. “Pudemos vivenciar discussões muito ricas e trocar experiências com profissionais de todo o Brasil. Esse Congresso ampliou a minha visão sobre a Psicologia e reforçou a importância da articulação dos psicólogos nos municípios e que a mudança depende do nosso trabalho coletivo e não apenas da diretoria do CRP”.
 
Fonte: Pau e Prosa Comunicação