Minicursos capacitam alunos durante último dia de Encontro

A sexta-feira (26) à tarde, último dia do I Encontro Integrado de Psicologia em Mato Grosso, foi marcada pela realização de 12 minicursos que abrangeram as mais diversas áreas da Psicologia, no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Os alunos de Psicologia tiveram a oportunidade de entrar em contato com teorias e práticas da profissão. Segundo Fernanda Cândido Magalhães, representante da comissão organizadora do evento, “o objetivo também é instigar o conhecimento de novas áreas”.
Fernanda Magalhães explica que professores das três universidades que promoveram o encontro junto com o Conselho Regional de Psicologia da 18ª Região de Mato Grosso (CRP/18 MT) - UFMT, Universidade de Cuiabá (Unic) e Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) - foram convidados para ministrar os minicursos. “Os temas foram sugeridos pelos professores, e os alunos podem escolher qual minicurso querem participar, de acordo com o seu interesse e área de atuação. Temos minicursos que priorizam a vivência, outros mais teóricos e até mesmo atividades práticas com teste psicológico”, ressalta.
A professora da Univag, Daniele Milioli, facilitou o minicurso “Psicologia social e arte”. Ela compartilhou com os alunos algumas vivências, para dimensionar a prática, e posteriormente articulou sobre sua pesquisa a respeito do tema. “Espero que os estudantes saiam daqui curiosos a respeito do assunto. Psicologia e arte é um tema carente de estudos no Estado, apesar de ser um assunto muito abordado em outros Estados, como em Santa Catarina, onde estudei”, frisa a professora.
Ela acrescenta que a realização do evento possibilita a troca de informações a respeito das pesquisas e abordagens realizadas por outras universidades. “A intenção é que tanto a prática da profissão, quanto a produção de conhecimento científico, sejam fortalecidos. Sabemos que algumas faculdades priorizam a pesquisa, e outras a profissionalização. Em encontros integrados é possível aprimorar as duas abordagens”, afirma Daniele Milioli.
Os minicursos oferecidos também trataram de temas como: homofobia e bullying; Psicologia e psicofarmacologia: diálogos necessários; perícia psicológica; teste PMK – psicodiagnóstico miocinético; intervenção ABA para o autismo; o psicanalista sai do consultório; da terapia comportamental para a análise comportamental; o sujeito em psicanálise e grupos de reflexão na escola: contribuições da abordagem centrada na pessoa.
Capacitação e orientação - O aluno de Psicologia da Faculdade de Cuiabá (FAUC), Márcio Meireles, optou pela participação no minicurso “Trabalho e cultura organizacional”. Segundo ele, o conteúdo dado na atividade otimizará o resultado do seu trabalho. “Sou técnico em segurança do trabalho e escolhi o tema justamente pela relação entre os dois. Fiquei sabendo do evento pelo coordenador do meu curso e não pensei duas vezes em participar. Pretendo levar o conhecimento adquirido aqui para a minha profissão”, ressalta.
Já o aluno Weslley Leão, do segundo semestre do curso de Psicologia da Univag, a atividade o auxiliará na realização de um artigo científico. “Escolhi participar do minicurso ‘Orientação profissional’, pois pretendo escrever um artigo científico sobre o assunto. Estou em busca de informações complementares e referências”, complementa o estudante.
 
Fonte: Pau e Prosa Comunicação