Membro do CRPMT integra força-tarefa para aprovação de PL na Câmara dos Deputados

Membro do CRPMT integra força-tarefa para aprovação de PL na Câmara dos Deputados

CRPMT 18

O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT) esteve presente na última semana, na Câmara Federal, junto de outros representantes nacionais da categoria. O objetivo era a mobilização dos parlamentares para aprovação do Projeto de Lei 3688/2000, que regulamenta a atividade de Psicólogos(as) e Assistentes Sociais na rede pública de educação.

O projeto deve ser votado nos próximos dias pelos deputados federais. De acordo com o conselheiro do CRP18-MT, Gabriel Henrique Figueiredo, a força-tarefa visitou 69 gabinetes de parlamentares de todo o país e o resultado foi positivo.

“Nós fizemos essa grande força-tarefa de ir ao encontro dos deputados federais para explicar e orientar acerca do projeto, destacando a importância da aprovação tanto para o fortalecimento de nossa profissão, mas principalmente para o desenvolvimento da educação pública no Brasil”

Ainda de acordo com o conselheiro mato-grossense, a atividade de Psicólogos em escolas públicas não é novidade, no entanto, falta ser regulamentada pelo dispositivo.

Durante as visitas, os profissionais entregaram duas publicações que norteiam as discussões sobre o projeto. A primeira são as Referências Técnicas para Atuação de Psicólogos(as) na Educação Básica. Já a segunda, é fruto de uma pesquisa que se tornou o livro “Violência e Preconceito na Escola”, realizada por diversas entidades entre os anos de 2013 e 2015.

Entre os 69 parlamentares visitados, o conselheiro do CRP18-MT também foi recebido nos gabinetes dos deputados federais por Mato Grosso, Neri Geller (PP) e Nelson Barbudo (PSL).

“Eu integrei um grupo que visitou os parlamentares da região Oeste do país e no caso dos dois deputados federais por Mato Grosso, eu senti uma boa receptividade da equipe parlamentar no sentido de um possível apoio na aprovação do projeto. Estamos confiantes”, finalizou Gabriel Figueiredo.

A mobilização, articulada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), contou com representantes dos conselhos regionais de todo o país, da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), da Federação Nacional dos Psicólogos (FENAPSI) e da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP).

Faça o download da publicação: Violência e Preconceitos na escola: Contribuições da Psicologia