Informativo do CRP18-MT oferece orientações sobre casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Informativo do CRP18-MT oferece orientações sobre casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

CRPMT 18

O CRP18-MT lançou nesta terça-feira (18) o informativo à categoria: “Faça bonito. Projeta nossas crianças e adolescentes”. O documento foi apresentado durante a roda de conversa com profissionais da Psicologia, realizado em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, no canal do Youtube do Conselho. A atividade contou com a interação de psicólogas (os) atuantes nas políticas públicas e em consultório (participar e/ou atendimento social), que puderam tirar dúvidas e debater pontos relevantes do tema.

O informativo traz dados a respeito da campanha do 18 de maio, criada em 2000 e considerada um marco na luta pelos direitos humanos de crianças e adolescentes no Brasil. A proposta da campanha é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos menores. Na publicação criada pelo CRP18-MT, constam orientações aos profissionais de Psicologia quanto à atuação diante de casos de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes, assim como o tratamento aos autores da violência.

“O CRP18-MT entende a importância da Campanha 18 de Maio e reafirma a necessidade de ampliar a visibilidade, diálogo e mobilização frente à temática, uma vez que implica no compromisso da categoria junto à luta pelos Direitos Humanos, em especial de crianças e adolescentes”, diz um trecho do informativo.

A roda de conversa foi mediada pelo presidente do CRP18-MT, Gabriel Henrique de Figueiredo, com a participação de integrantes de algumas das comissões do Conselho, como Junio de Souza Alves (Comissão de Psicologia na Assistência Social), Olga Adoracion Santana e João Henrique Magri (Comissão de Psicologia e Interfaces com a Justiça), além da psicóloga e especialista em Neuropsicológica, Janaine Silvestre de Paula. O debate contou também com blocos de perguntas e interação com os psicólogos que assistiam à live.

Para assistir à roda de conversa, clique AQUI.

O informativo elaborado pelo CRP18-MT está disponível, clicando AQUI.