III Encontro Nacional de Psicólogos do Ministério Público Brasileiro

III Encontro Nacional de Psicólogos do Ministério Público Brasileiro

CRPMT 18

Nos dias 19 e 20 de outubro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) sediou o III Encontro Nacional de Psicólogos do Ministério Público Brasileiro. O evento, promovido pela Superintendência de Recursos Humanos (SRH) com o apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), teve por objetivo compartilhar experiências e aprimorar a atuação destes profissionais nos Ministérios Públicos brasileiros.

Na abertura, a diretora-geral do MPMG, Clarissa Duarte Belloni, e a superintendente de Recursos Humanos, Ana Rachel Brandão Ladeira Roland, deram as boas-vindas aos participantes de diversas partes do país e destacaram a importância do espaço de diálogo e da troca de experiências para o aprimoramento do trabalho e o enfrentamento dos desafios.

Encerrando os pronunciamentos, o presidente do Conselho Federal de Psicologia, Pedro Paulo Gastalho de Bicalho, apontou dois motivos para celebrar o encontro: a importância do trabalho do psicólogo no campo sociojurídico na perspectiva de que fazer justiça no Brasil é fazer justiça social e na relevância de conceitos como culpabilidade e de relações como imputabilidade e inimputabilidade na forma como se entende a justiça.

A representante do Conselho Regional de Psicologia (CRP18-MT), a integrante da Comissão de Direitos Humanos e Políticas Públicas, Psicóloga Giovana Barbara Neves Lourenço.

Giovana Barbara relatou que ao ter contato com profissionais de outras regiões do país, foi possível visualizar muitas dificuldades em comum.


“O evento foi extremamente enriquecedor e encorajador. Poder expor as dificuldades e conhecer os projetos desenvolvidos em outros Estados fez com que reconhecêssemos a necessidade de nos unirmos e relembrarmos que nossas causas também são coletivas. Acredito que o objetivo foi atingido, retorno com ainda mais desejo de compartilhar com as(os) zelosas(os) colegas que se dedicam no nosso fazer e participarei da construção da carta do III Encontro Nacional de Psicólogas(os) do Ministério Público Brasileiro, na condição de representante do Mato Grosso.” Ressaltou Giovana.