II Seminário Nacional de Psicologia em Emergências e Desastres

Se você não fez a inscrição para participar do evento, ainda dá tempo, as inscrições foram prorrogadas até dia 17 de novembro. 
O II Seminário Nacional de Psicologia em Emergências e Desastres vai trazer além de especialistas nacionais e representantes do governo para debater o assunto, a experiência de outros países no tema. 
O evento ocorre entre os dias 23 e 25 de novembro de 2011, em Brasília. A abertura será realizada às 19h do dia 23 de novembro, pela conselheira vice-presidente do CFP Clara Goldman, responsável pelo tema emergências e desastres, e pelo deputado Glauber Braga (PSB-RJ), relator da Comissão Especial “Medidas Preventivas Diante de Catástrofes Climáticas” da Câmara dos Deputados. 
Em seguida, a oficial de Informação Pública de Estratégia Internacional para a Redução de Desastres (EIRD) da ONU, Margarita Villalobos Mora, realiza a conferência “Políticas Internacionais de Enfrentamento aos Desastres”. 
O dia 24 inicia com a mesa redonda “Contribuição da Psicologia para o enfrentamento das emergências e desastres e a construção de referências”, que traz o doutor em Psicologia Social, Marcos Ferreira, o doutor em Saúde Coletiva, Marcus Vinícius de Oliveira, e a experiência de Cuba, trazida pelo professor da Universidade de Havana e representante do Centro Latino-americano de Medicina dos Desastres de Cuba, Alexis Ruiz. 
Os debates seguem com a mesa redonda “Afetados em desastres: desafios para a proteção aos direitos humanos”, com o promotor de Justiça, coordenador da área de Habitação e Urbanismo do centro de Apoio Cível e de Tutela Coletiva e de Tutela Civil do Ministério Público do Estado de São Paulo, Mário Malaquias, com a Procuradora de Justiça e doutoranda em Direito Ambiental, Denise Muniz de Tarin, com a Subprocuradora Geral da República, Deborah Duprat e com o Procurador da República no Pará, Felício Pontes. 
Na parte da tarde, a mesa redonda “Políticas intersetoriais de enfrentamento às emergências e desastres”, traz a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, com o representante auxiliar do Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa) no Brasil, Elizeu de Oliveira Chaves, com a assistente de programa de cooperação Sul-Sul das Nações Unidas, Ana Carolina Ribeiro e com o gerente de projetos do Departamento de Assuntos Fundiários Urbanos do Ministério das Cidades, Thiago Galvão. 
A experiência latino-americana no tema será partilhada na mesa redonda “A Psicologia em Emergências e Desastres na América Latina: práticas e organização política”, que reúne os debatedores Desirée Salazar, membro fundadora da Sociedade Peruana de Psicologia de Emergências e Desastres, Rodrigo Molina, fundador da Sociedade Chilena de Psicologia em Emergências e Desastres e Arturo Marinero, da Universidade de Veracruz do México, chefe do programa de proteção civil. 
O último dia terá a mesa redonda “Lógicas e práticas sócio-políticas que ampliam a vulnerabilidade social” iniciando os debates. Os palestrantes Henri Acselrad, professor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Carmen Fabriani, psicóloga e arquiteta e Norma Valêncio, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais em Desastres (Neped). 
Logo mais, a mesa redonda “Protagonismo e organização comunitárias como condição para a proteção social efetiva”, traz a presidente da Associação dos Desabrigados e Atingidos da Região do Morro do Baú (Santa Catarina), Tatiana Reichert; Norma Pacheco, da Associação de Moradores e Amigos da Travessa de São José – Niterói (RJ) e Bruno Nascimento, assessor de órgãos públicos municipais do legislativo e executivo em Petrópolis. 
Para debater “Práticas Psicológicas no Enfrentamento das Emergências e Desastres”, a mesa redonda vai contar com a psicóloga Samira Ibrahim, com a psicóloga coordenadora do grupo de trabalho de Psicologia nas Emergências e Desastres do CRP-12, Maria Carolina da Silveira, com a coordenadora do CRAS em Suzano (SP), onde acompanha intervenções intersetoriais em áreas de risco circunscritas, Annie Prado, com a doutora em Psicologia, Clarisse Carneiro e com a psicóloga da coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir), Maria Clara Mendes de Sousa. 
A mesa redonda “Tecnologia, meio ambiente, sustentabilidade e organização social no enfrentamento de emergências e desastres” conta com os palestrantes Reinhardt Fuck, diretor do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com a bióloga especialista em Biociências Nucleares, Yara Pagani e com o diretor do Centro de Tecnologias Ambientais e Energéticas do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, Eduardo Macedo. 
Para finalizar os debates, a mesa redonda “Organização da Sociedade Civil no enfrentamento de emergências e desastres, vai trazer representante da Cáritas Brasileira, membro do Conselho Nacional de Defesa Civil e do Fórum de Mudanças Climáticas, José Magalhães de Souza, com a conselheira vice-presidente do CFP, Clara Goldman e com o diretor de comunicação da Confederação Nacional das Associações dos Moradores, Wanderley Gomes da Silva. 
O seminário é realizado pelo Conselho Federal de Psicologia com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, do Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) da Universidade de Brasília (UnB) e do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc).
 
SERVIÇO
Evento: II Seminário Nacional: Psicologia das Emergências e dos Desastres
Data: 23 a 25 de novembro de 2011
Local: Brasília –DF, na Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), localizada na Universidade de Brasília ( Campus Universitário Darcy Ribeiro, Av. L3 Norte)
Mais informações em: http://emergenciasedesastres.cfp.org.br
 

Fonte: Psicologia Online.