II Semana de Mobilização em Defesa da Saúde Mental em MT começa amanhã

Com o objetivo de discutir o tratamento da saúde mental sem a exclusão da sociedade, o Conselho Regional de Psicologia da 18ª Região de Mato Grosso (CRP18/MT) e entidades que atuam na luta antimanicomial realizam a II Semana de Mobilização em Defesa da Saúde Mental em Mato Grosso no período de 16 a 20 de maio. O evento pretende reunir representantes de vários segmentos da sociedade civil organizada, instituições de ensino superior, acadêmicos e profissionais de psicologia e da área de saúde.
Além das discussões, a programação traz uma série de atividades: apresentação de documentários, construção de material de intervenção, oficinas e teatro do oprimido, passeata e baile de Centros de Atenção Psicossocial (CAPs). A abertura do evento será amanhã (16), às 8h30, no Centro Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Organizada pelo CRP 18/MT, pelo Fórum Intersetorial, pelos Centros Acadêmicos (CAs) dos cursos de Psicologia da UFMT e da Universidade de Cuiabá (Unic), do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), da Faculdade de Cuiabá (Fauc) e pelos Trabalhadores da Saúde Pública, a II Semana de Mobilização pela Saúde Mental visa chamar atenção para o Dia de Luta Antimanicomial, comemorado no dia 18 de maio.
O vice-presidente do CRP18/MT, Luiz Guilherme Araújo Gomes, destaca a importância da participação dos profissionais e acadêmicos de psicologia e da área da saúde e da sociedade civil. “Convidamos as entidades que atuam direta e indiretamente na saúde mental, inclusive usuários e familiares, que se servem deste trabalho. Pois, este será também um espaço para discutir o ponto de vista do usuário deste serviço”, explicou. Outro ponto ressaltado pelo conselheiro é que a Semana “pretende questionar a forma como a saúde mental está sendo feita em Mato Grosso”.
A programação da II Semana de Mobilização em Defesa da Saúde Mental em Mato Grosso prevê atividades em Cuiabá e Várzea Grande. No dia de Luta Antimanicomial, 18 de maio, às 15 horas, haverá passeata no centro da Capital, com concentração na Praça da República.
Confira a programação:
16 de maio (quarta-feira)
08h30 - Mesa de Abertura da Luta Antimanicomial: CAs.
Discussão sobre a Luta Antimanicomial:
Conselho Regional de Psicologia 18ª Região MT (CRP 18/MT)
Fórum Intersetorial de Saúde Mental (FISM)
Trabalhadores da Saúde Pública
Familiares dos Usuários da Saúde Pública
CAs de Psicologia da UFMT/Unci/Univag/FAUC
Local: Centro Cultural da UFMT
14h - Exposição de documentários sobre o tema e discussão
Local: Centro Cultural da UFMT
 
17 de maio (quinta-feira)
14h - Construção do material da Intervenção e do Teatro dos Oprimidos
Local: auditório da Univag
 
18 de maio (sexta-feira)
14h - Manifestação dos trabalhadores e usuários da saúde mental, junto com as universidades e conselhos de categoria
Oficinas e Teatro dos Oprimidos.
Local - Praça da República, em Cuiabá
15h – Passeata
Local – Praça da República, em Cuiabá
 
19 de maio (sábado)
15h - Baile Caps Som – Conquistas Antimanicomiais
Local – CPAS II, em Várzea Grande
Entrada 1,00 Real
 
 
Fonte: Pau e Prosa Comunicação