História da Psicologia será apresentada de forma inédita em todo Brasil

Como parte da agenda comemorativa do cinquentenário da Psicologia no Brasil, que contará com diversas ações até julho de 2013, será realizada a Exposição Psicologia: 50 anos de Profissão no Brasil.
O ano de 2012 marca os 50 anos da regulamentação da profissão de Psicólogo, que se deu em 1962, com a edição da Lei n. 4119/62. Para comemorar, os Conselhos Regionais realizam a Exposição Itinerante – resgatando a história da profissão no Brasil. No Conselho Regional de Psicologia da 18ª Região de Mato Grosso (CRP 18/MT), as Comemorações ocorrerão na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT), no dia 27 de agosto, Dia do Psicólogo, às 18 horas, com abertura da Exposição Itinerante sobre os 50 anos da regulamentação de Psicólogo no Brasil; e às 19 horas, com sessão solene em homenagem aos psicólogos e psicólogas pioneiros do Estado de Mato Grosso. A exposição permanecerá na sede do Legislativo Estadual até o dia seis de setembro.
A Exposição será exibida em todos os Estados brasileiros e terá seu ponto máximo na 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia, nos dias 20 e 22 de setembro, no Anhembi, em São Paulo. A Exposição será um evento especial e aberto ao público, que terá a chance de conhecer mais sobre a história da profissão.
Desde os tempos da colônia
Para organizar melhor as informações, a curadoria da Exposição traçou uma linha do tempo – que será exibida em um grande painel curvilíneo e dividida em três partes: a história do Brasil, a história da Psicologia e a história da profissão no Brasil.
A linha do tempo começa antes dos 50 anos da regulamentação da profissão, ainda na época dos jesuítas, e vai até os dias de hoje. Remonta o surgimento dos primeiros indícios de pensamentos psicológicos no período colonial no Brasil e apresenta as principais produções científicas e literárias dos estudiosos nacionais.
O foco da Exposição serão os acontecimentos que provocaram a mudança da Psicologia ao longo do tempo, e tem como principais guias o desenvolvimento científico e o processo de regulamentação, em 1962.
A exposição também mostrará como as publicações europeias do século 19 sobre a Psicologia contribuíram para a formação de profissionais no Brasil e para a produção científica que buscava, por meio da literatura estrangeira, aplicar os conhecimentos de acordo com a realidade nacional.
A ditadura militar também será um período de destaque na Exposição porque, além de ser uma época historicamente de limitação, é um momento em que a resistência iniciou a construção de uma psicologia mais crítica e comprometida com os problemas da população brasileira.
Multimídia
Além do painel, a Exposição exibirá um vídeo com a trajetória da profissão nestes 50 anos e um catálogo, que deve ser lançado junto com as exposições nos estados, resumindo os principais períodos da história da Psicologia e do Brasil.
Na 2ª Mostra Nacional, a concepção da exposição é a mesma dos regionais, mas pela amplitude do espaço será expandida, com maior detalhamento de cada período.

Fonte: Pau e Prosa Comunicação com informações CFP