Guia sobre práticas de estágios remotos na pandemia é lançado pelo CFP

Guia sobre práticas de estágios remotos na pandemia é lançado pelo CFP

CRPMT 18

 

Tendo como objetivo contribuir com as atividades práticas e estágio emergencial remoto durante a pandemia da Covid-19, o CFP, em parceria com a Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP), lança o caderno de orientações “Práticas de estágios remotos em Psicologia no contexto da pandemia da Covid-19”. O material é resultado de encontros e debates realizados por CRPs de todo o país, incluindo a regional mato-grossense, que promoveu uma live sobre o assunto no início de julho.

O material destaca que a discussão sobre a temática teve início com o Parecer CNE/CES 1071/2019, de dezembro do ano passado, referente às Diretrizes Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia, aprovadas no Conselho Nacional de Educação e aguardava homologação do Ministério da Educação (MEC). No entanto, com a pandemia da Covid-19, novas demandas da educação acabaram surgindo, tornando o ensino remoto uma realidade no país.

“Sabemos da dificuldade do momento que estamos vivenciando e adaptar estratégias de ensino sem renunciar aos nossos princípios, sem fortalecer os processos de precarização do trabalho docente e da formação superior, não é tarefa fácil. Por essa razão, foi fundamental promover a escuta ativa dos problemas, dúvidas, propostas que foram surgindo ao longo desses cinco meses, e de forma contundente a partir da publicação da Portaria 544/2020 MEC, que autoriza a realização de práticas, estágios e laboratórios por meio remoto”, diz um trecho do material lançado pelo CFP.

Em julho deste ano, o CRP18-MT promoveu o “Encontro da Formação em Psicologia no contexto da Covid-19”, que contou com a participação de mais de 180 pessoas, entre coordenadores, supervisores/professores de estágio e estudantes. O debate tratou dentre outros assuntos, a Portaria 544, a flexibilização de estágios e atividades práticas durante a pandemia e a situação de docentes neste período.

Para acessar o caderno de orientações, clique AQUI.