GT nacional busca melhorias para psicólogas(os) junto às operadoras de saúde

GT nacional busca melhorias para psicólogas(os) junto às operadoras de saúde

CRPMT 18

As melhorias na relação de trabalho entre os profissionais de Psicologia e as operadoras de planos de saúde foi o assunto central no grupo de trabalho criado para debater esta temática e coordenado pela conselheira federal Rosane Lorena Granzotto. O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP 18-MT) compõe o grupo e foi representado pela presidente, Morgana Moura, na última reunião realizada em Brasília. 

Foram dois dias intensos de trabalho em que conseguimos escrever um manual e buscamos construir uma proposta de projeto de lei para alteração da lei de referência das operadoras dos planos de saúde na tentativa de alterar a obrigatoriedade de se ter o encaminhamento do médico assistente, buscando maior autonomia para o psicólogo, no que diz respeito a iniciativa da prática”, explicou Morgana Moura.

O sistema conselho busca alterar a Lei 9656/98, que dispõe sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde. “É uma sugestão que estamos levando para os parlamentares como uma forma também de buscar a autonomia da categoria”, reforçou.

Além disso, o grupo construiu um manual de orientação de Psicologia e Saúde Suplementar que será apresentado na Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças (Apaf) em maio.

A presidente do CRP 18-MT contou também que outro encaminhamento dado durante a reunião do GT é a realização, nos próximos meses, de um levantamento das questões orçamentárias e honorários em cada estado com objetivo de buscar uma estratégia de regulamentação para que ocorra os reajustes dos planos de saúde.

“O trabalho deste GT é justamente com foco nos profissionais que estão atuando no âmbito privado em parceria com as operadoras dos planos de saúde e que a gente possa atender a qualidade da boa prática do profissional atrelada à condição de trabalho dele”, finalizou.

Consulta pública

Morgana contou ainda que a Agência Nacional de Saúde (ANS) abriu consulta pública para inserção de novos procedimentos e o grupo está trabalhando no levantamento dos tratamentos na área da Psicologia que ainda não são contemplados.

A presidente aproveita também para convidar os profissionais a entrar na consultada da ANS, que vai até 4 de maio, e inserir os procedimentos que entendem necessários. Clique aqui e participe da consulta.