GT 30 Horas aprofunda diálogo com Ministério da Saúde sobre fontes de custeio para valorização profissional

GT 30 Horas aprofunda diálogo com Ministério da Saúde sobre fontes de custeio para valorização profissional

CFP

Comissão levou estudos de impacto e reforçou prioridade à jornada de até 30 horas e ao piso salarial para a Psicologia; nova reunião foi agendada para novembro

O Grupo de Trabalho (GT) 30 Horas avançou, em 3 de outubro de 2025, nas tratativas com o Ministério da Saúde (MS) a respeito de alternativas de financiamento para duas pautas centrais da categoria: a instituição da jornada semanal de até 30 horas e a implementação do piso salarial nacional de R$ 4.750 para profissionais da Psicologia. A agenda integra o planejamento de incidência das entidades nacionais pela aprovação dos projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional voltados à valorização profissional.

A comitiva foi recebida pelo secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Felipe Proenço de Oliveira. Na avaliação da presidenta do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Alessandra Almeida, o encontro foi “bastante produtivo”, marcando avanço no diálogo entre o MS e as entidades da Psicologia em torno de um desenho de custeio que viabilize a efetivação das propostas.

Ao longo da reunião, representantes do GT 30 Horas apresentaram estudos de impacto financeiro destinados a subsidiar tecnicamente o debate sobre a adoção das medidas. O colegiado reiterou que a regulamentação da jornada de até 30 horas e do piso salarial deve alcançar profissionais que atuam em todos os setores da sociedade, independentemente do vínculo empregatício — celetista ou estatutário —, com vistas a promover condições dignas de trabalho e qualificar a oferta de serviços psicológicos à população.

Como encaminhamento, ficou pactuada uma nova reunião entre o Ministério e o GT 30 Horas para o mês de novembro, ocasião em que serão apresentadas e discutidas proposições concretas de alternativas de financiamento para as duas pautas.

Entidades participantes

  • Conselho Federal de Psicologia (CFP): Alessandra Almeida (presidenta) e Antonio Virgílio Bastos (conselheiro federal);
     

  • Federação Nacional dos Psicólogos (Fenapsi): Fernanda Magano (diretora);
     

  • Sociedade Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (SBPOT): Hugo Sandall (presidente).
     

Compromisso do CRP18-MT

O Conselho Regional de Psicologia da 18ª Região (CRP18-MT) acompanha e apoia as ações nacionais que visam à valorização das(os) profissionais da Psicologia, reconhecendo que a jornada de até 30 horas e o piso salarial são medidas estruturantes para a saúde, o bem-estar e a qualidade do atendimento à sociedade. Seguiremos informando a categoria em Mato Grosso sobre os próximos passos dessa agenda.