Grupo realiza campanha de doação para indígenas de Maraiwatsèdè

Com o intuito de oferecer assistência aos índios xavantes, o grupo denominado Guarani-Kaiowá, formado por professores e estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), promove arrecadação de alimentos não perecíveis, roupas e calçados que serão entregues aos indígenas. A campanha de arrecadação prossegue até a próxima segunda-feira (17). As doações devem ser entregues no Sindicato dos Docentes da UFMT (Adufmat), na sala Conexões de Saberes ou no Diretório Central dos Estudantes (DCE), no campus de Cuiabá.
Em Maraiwatsèdè, do total de  250 crianças Xavante, 170 foram pesadas. Dessas, 80% estão subnutridas, afirma o grupo. Por esta razão, eles realizam a campanha e levarão as doações até a região de Maraiwatsèdè.
O grupo Guarani-Kaiowá surgiu por meio das redes sociais. Uma união formada por professores e alunos da UFMT, com o intuito de fortalecer a luta em defesa dos povos indígenas. Eles afirmam que o grupo foi criado com o objetivo de “denunciar e combater as atrocidades praticadas contra os povos indígenas brasileiros Guarani-Kaiowá, de Mato Grosso do Sul, e os Xavante, que habitam Maraiwatsèdè”, além de oferecer assistência necessária à sobrevivência dos dois povos indígenas.
 
Fonte: Pau e Prosa Comunicação