Frente Nacional Drogas e Direitos Humanos coordena debate online

A Frente Nacional Drogas e Direitos Humanos coordenou na quinta-feira, 3 de maio de 2012, o debate on-line sobre o tema “Cidadania e Dignidade na Política Nacional sobre Drogas”.
O representante do Sindicato dos Psicólogos de São Paulo (SinPsi), Lúcio Costa, mediou o debate que teve como convidados o representante da Frente Nacional sobre Drogas e Direitos Humanos, Anderson Lopes Miranda a diretora do Departamento de Drogas e Direitos Humanos da Defensoria Pública do DF, a psicóloga Ingrid Quintão e o representante da Coordenação Nacional de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Aldo Zaiden Benvindo.
Anderson Lopes Miranda apresentou as ideias e os princípios que norteiam a Frente e ressaltou a importância de transparência no uso de verba pública para financiamento de comunidades terapêuticas, permitindo conhecer as instituições e seus responsáveis legais que estão recebendo essas verbas.
A representante da defensoria pública, Ingrid Quintão, frisou que 80% dos atendimentos na área saúde na defensoria está relacionada ao consumo e dependência química e o pedido de internação. “A defensoria realiza um trabalho pró-ativo de diálogo, analise e compreensão da situação vivida pela família em visitas presenciais. Constatamos que mais de 99% dos casos não há necessidade de internação compulsória. O que existe é um desconhecimento da rede de assistência pública e a dificuldade de acessar estes serviços”.
Aldo Zaiden Benvindo destacou a prioridade do governo em expandir as redes de atendimento do SUS e aumentar o investimento em qualificação dos profissionais da rede. “Temos que pensar na melhor forma de acolhimento que torne o uso da droga cada vez menos necessário em sua mediação com a sociedade. Sabemos que a lei de 10.216/2011 prevê como último recurso a internação compulsória e que algumas prefeituras fazem disso um recurso comum”, finaliza.
As discussões foram acompanhadas por 1221 pontos conectados em todo o Brasil. O público contribuiu para o debate enviando perguntas e comentários em tempo real.

O debate fez parte das atividades do Dia Nacional da Luta pela Cidadania, Dignidade e Direitos Humanos na política sobre drogas organizado pela Frente.