Fortalecimento da Governança: CFP em Diálogo com o Tribunal de Contas da União (TCU)Presidente Alessandra Almeida se reúne com Ministro Antonio Anastasia para debater gestão pública e transparência

Fortalecimento da Governança: CFP em Diálogo com o Tribunal de Contas da União (TCU)Presidente Alessandra Almeida se reúne com Ministro Antonio Anastasia para debater gestão pública e transparência

CFP

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) realizou, na última terça-feira (3), uma importante reunião com o Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília (DF). A presidente do CFP, Alessandra Almeida, acompanhada de uma equipe técnica, foi recebida pelo ministro do TCU Antonio Anastasia.

 

O foco do encontro, solicitado pelo próprio CFP, foi a apresentação das medidas adotadas pela Autarquia para reforçar a aplicação dos princípios de governança, ética e transparência, com ênfase na gestão de pessoas. Entre os pontos discutidos, destacou-se a Resolução CFP nº 23/2025, que estabelece o percentual mínimo de ocupação de cargos em comissão por funcionários efetivos e define diretrizes para o pagamento de verbas rescisórias, visando a boa gestão e a governança institucional.

 

O ministro Antonio Anastasia elogiou a proatividade do CFP, ressaltando que os Conselhos Profissionais, enquanto parte da Administração Pública, devem seguir as normas legais do Estado. O ministro enfatizou que o TCU espera que instituições comprometidas com a governança busquem ativamente soluções para desafios regulatórios, demonstrando sempre a intenção de adotar providências que orientem a Administração Pública.

 

Para a presidente do CFP, Alessandra Almeida, a interlocução com o TCU é fundamental para o aprimoramento contínuo da gestão e governança institucional. "Estabelecer este diálogo com os órgãos de controle nos fortalece como instituição pública. Este passo é crucial para a gestão do XIX Plenário do CFP, consolidando o Sistema Conselhos de Psicologia como um modelo de referência em gestão técnico-administrativa, comprometido com a ética, a transparência e o valor público", afirmou.