Festival Mulheres em Lutas fortalece articulações nacionais contra a Violência Política de Gênero e Raça

Festival Mulheres em Lutas fortalece articulações nacionais contra a Violência Política de Gênero e Raça

CRPMT 18

Entre os dias 11 e 13 de abril de 2025, São Paulo será palco do Festival Mulheres em Lutas, um importante espaço de encontro e articulação entre mulheres de diversas áreas de atuação no enfrentamento à Violência Política de Gênero e Raça. O evento tem como objetivo central fomentar ações concretas e coletivas para a ampliação da presença das mulheres nos espaços políticos, públicos e de poder, com dignidade e saúde emocional.

O Conselho Regional de Psicologia da 18ª Região – Mato Grosso (CRP18-MT) reconhece a relevância desta iniciativa para a consolidação da democracia e da justiça social no país. Participações como a de psicólogas, pesquisadoras, lideranças políticas, movimentos sociais e coletivos feministas reforçam o compromisso ético da Psicologia com a promoção da equidade e da dignidade humana, conforme estabelecido pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo.

Dentre os destaques da programação do festival, destaca-se a Reunião de Articulação da Rede de Cuidados para Mulheres, que ocorrerá no dia 12 de abril, às 17h30. A proposta da rede é criar mecanismos de apoio e acolhimento psicológico às mulheres que enfrentam violências políticas, considerando os marcadores de gênero e raça que atravessam suas trajetórias e experiências de militância.

A psicóloga Tayara Maronesi, do Instituto “E Se Fosse Você?”, convida todas e todos para participarem deste momento estratégico. "A reunião visa constituir uma rede nacional de escuta, acolhimento e enfrentamento, ancorada no cuidado e na solidariedade entre mulheres que ocupam espaços de representação e enfrentam ameaças, violências e silenciamentos em razão de sua atuação política", afirma.

Esse movimento dialoga diretamente com os princípios fundamentais da Psicologia, especialmente o compromisso com a promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano (CFP, 2005). Além disso, está alinhado ao dever ético de atuação responsável e crítica diante das realidades sociais, políticas e culturais que geram sofrimento e exclusão.

O CRP18-MT reforça seu apoio institucional ao Festival e à construção da Rede de Cuidados, compreendendo que a atuação profissional das psicólogas e dos psicólogos deve contribuir para a eliminação de todas as formas de violência, discriminação e opressão, conforme previsto nos artigos 1º e 2º do Código de Ética.

Para mais informações sobre o Festival Mulheres em Lutas, acesse:

Site oficial: mel.org.br
Instagram: @mel.mulheresemlutas