Faculdade de Cáceres promove 2ª Semana de Psicologia

O Conselho Regional de Psicologia da 18ª Região de Mato Grosso (CRP/18 MT) esteve presente, na segunda-feira (29), na abertura da 2º Semana de Psicologia da Faculdade do Pantanal (Fapan), em Cáceres. O conselho foi representando por sua presidente, Maria Aparecida de Amorim Fernandes. Com o tema “As múltiplas faces da violência”, o evento termina nesta quarta-feira (31).
Durante os três dias de atividades, alunos, professores e profissionais debateram temas como “Violência e análise de grupos sociais”, “Violência, Psicologia e Indivíduo”, “Fatores psicológicos da violência na Educação” e “Iniciação Científica em Psicologia”. Os temas foram apresentados por meio de palestras, trabalhos científicos e pôsteres.
A abertura, na noite de segunda-feira, contou com a presença de autoridades do município, e representantes da Fapan e da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Dentre outros, estiveram presentes a secretária municipal de Assistência Social de Cáceres, Antônia Eliene Liberato Dias; o coordenador do curso de Administração da Fapan, Luiz Dirceu Siqueira, que representou a direção da faculdade e o membro do Grupo de Pesquisa “Juventude, Cultura e Políticas Públicas”, da Unemat, e professor da Fapan, Guilherme Angeramis Rodrigues Varga.
Em sua fala, a presidente do CRP/18 MT discorreu sobre a criação da entidade, lembrando o processo de separação de Mato Grosso do Sul. Destacou a importância da secretaria ali presente, já que o setor social representa o maior empregador da categoria na região. Maria Aparecida apontou que a Psicologia nasceu da Educação, mas hoje está presente em todos os setores, crescendo especialmente na área da saúde e na assistência social.
Ela também abordou questões relacionadas às lutas pelo fortalecimento da categoria, como a implantação do regime de 30 horas semanais de trabalho, no serviço público. Disse ainda que o conselho rompeu o paradigma de ser apenas uma entidade de normatização e fiscalização, sendo referência também na produção de pesquisas. Conclamou os futuros profissionais para que participassem de eventos como as conferências municipais, a fim de que as propostas dos diferentes setores fossem construídas com o olhar da Psicologia.
A diretora do curso de psicologia, Aline Rejane Caxito Braga, informou que, para o ano que vem, entrará em funcionamento a Clínica Escola de Psicologia, possibilitando um melhor aprendizado aos alunos e o atendimento da comunidade. O curso de Psicologia da Fapan é o primeiro da região. Ela também destacou a importância do profissional de Psicologia para a sociedade. “Quem trabalha com a família sabe da importância deste profissional”, ressaltou.
A 2º Semana de Psicologia marcou a primeira utilização do auditório da faculdade por um evento científico. O curso de Psicologia da Fapan existe há três anos e tem 166 alunos, distribuídos em cinco turmas. Também participaram da abertura, o diretor do curso de Sistemas de Informação, Leo Manoel Silva, e a diretora do curso de Pedagogia, Rosemar Cristina da Silva.
 
 
Fonte: Pau e Prosa Comunicação