Estudantes do Univag participam de visita técnica e roda de conversa com conselheiros(as) e técnicos (as) do CRP18-MT

Estudantes do Univag participam de visita técnica e roda de conversa com conselheiros(as) e técnicos (as) do CRP18-MT

CRPMT 18

O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT), reforçando o compromisso assumido pela atual gestão de aproximação com as instituições de ensino, recebeu estudantes em sua sede para uma Visita Técnica e participou de uma Roda de Conversa. As atividades, realizadas, respectivamente, nos dias 26 e 27 de outubro, atenderam a solicitações da Coordenação do Curso de Psicologia do Centro Universitário Univag, de Várzea Grande, Luiz Guilherme Araújo Gomes.

 

Durante a Visita Guiada ao CRP18-MT, que contou com a participação de 25 estudantes do último semestre do curso de Psicologia, o grupo foi recebido pela conselheira Maria Aparecida de Amorim Fernandes, vice-presidente da autarquia, o agente fiscal Mackloey Ronny Rubert Ferreira e a coordenadora político administrativo Fabiana Tozi Vieira.

 

Presente na visita, o professor do curso de Psicologia do Univag, Guilherme Augusto Duarte da Silva, explicou que a solicitação da atividade atendia a um desejo de aproximar as(os) alunas(os) do CRP. “É importante conhecer o conselho, a função, discutir algumas questões éticas que perpassarão a prática deles. Por mais que nós possamos discutir isso na faculdade, conhecer o espaço do Conselho, conhecer conselheiras(os), ouvi delas(es) sobre essas experiências, tirar dúvidas é muito interessante, muito rico para nós enquanto instituição”, enalteceu.

 

Segundo o professor, a atividade foi bastante positiva e em sua opinião essas visitas técnicas poderiam ser realizadas rotineiramente. “Seria muito interessante, agrega muito às(aos) alunas(os) e penso que cuidar da formação, não só na dimensão técnica, mas também na dimensão ética é muito importante. E essa aproximação das(os) alunas(os) de fim de curso com o Conselho é muito produtiva para ambas as partes. Então eu acredito que deveria ser adotado sim e me coloco à disposição também para auxiliar no que for necessário para isso”.

 

Foi uma novidade inclusive para o professor Guilherme. “Já colaborei com o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, porque minha formação original foi feita lá. Mas uma participação nesse sentido enquanto docente nunca tinha realizado, essa aproximação com o conselho, e avaliei como muito positiva também. Aprendi muitas coisas eu acho que é momento importante de estreitamento entre nós e o Conselho Regional”, reforçou.

 

Para a estudante Carmem Borba Beraldi, a visita serviu para dissipar impressões que tinha do Conselho, que se traduziam em uma instituição hierarquizada, rígida, inacessível e de certo modo, “policialesca”. “Tanto é que estou terminando o 10º semestre do curso de Psicologia e, até então, não tinha tido a oportunidade e, tampouco, o interesse de conhecer a sede ou mesmo alguém da equipe do CRP18-MT. Corroborava para essa minha compreensão o fato de que, ao longo dos cinco anos da graduação, eu não ter percebido qualquer manifestação de interesse por parte do Conselho em estabelecer uma aproximação”, frisou.

 

Para ela, foi uma “agradável surpresa”. “As pessoas que nos atenderam foram muito acessíveis, acolhedoras, e, pacientemente, nos explicaram o organograma do Conselho, o funcionamento e finalidade de cada uma das comissões existentes, a função de cada integrante da equipe e o objetivo do CRP18-MT que, diferentemente, do que eu imaginava, tem um caráter voltado muito mais para a orientação do que para a fiscalização com finalidade punitiva”, contou.

 

“Para mim, a visita foi muito enriquecedora, mas o mais importante foi ter saído de lá com um sentimento de pertencimento, um sentimento de que não estarei sozinha no desenrolar da minha carreira profissional”, completou.

 

Roda de conversa

Também a pedido da Coordenação de Curso, o presidente do CRP18-MT, João Henrique Magri Arantes, a CoordenadoraFabiana Tozi Vieira e a técnica do CREPOP Jackeline Jardim Mendonça foram até o Univag no dia 27 para participar de uma roda de conversa. O objetivo da atividade foi o de informar as(os) acadêmicas(os), do 9º e 10º semestres, as funções da autarquia, apresentar as comissões existentes; bem como explicitar o funcionamento das áreas de orientação e fiscalização.