Encontro em Cuiabá encerra ciclo de pré-congressos de Psicologia
Foto: Helder Faria

Encontro em Cuiabá encerra ciclo de pré-congressos de Psicologia

CRPMT 18

O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT) realizou no sábado (16 de fevereiro) o Pré-Congresso de Cuiabá, o último antes da realização do 3º Congresso Regional de Psicologia (Corep), que será nos dias 6 e 7 de abril, na Capital. O evento, que ocorreu no Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), contou com a participação de profissionais e estudantes que definiram propostas e elegeram delegados para o encontro estadual.  

A presidente do CRP18-MT, Morgana Moura, abriu os trabalhos destacando o protagonismo das(os) presentes na definição de estratégias para a Psicologia para os próximos 3 anos. Como em agosto deste ano haverá eleições para o Conselho, essas definições poderão servir de norte para as próximas gestões tanto em âmbito regional como nacional, lembrou.

A conselheira do CFP Marisa Helena Alves, que também participou da abertura do pré-congresso, enalteceu a sistemática de deliberações que culminará com o Congresso Nacional de Psicologia (CNP). “O conselho funcionando dessa maneira democrática possibilita a participação de todos, inclusive das(os) estudantes, com direito a voz, a estar aqui e fazer reivindicações também”, destacou.

Segundo ela, trata-se de um processo de grande riqueza e que, muitas vezes, as pessoas não conseguem perceber a dimensão. “Todas(os) são convidadas(os), são chamadas(os) a participar. Este momento é de estarmos todas(os) aqui construindo, conversando, fazendo as nossas proposições, avaliações, olhando para o cenário macro brasileiro e para a Psicologia dentro desse cenário. Quais as contribuições, lutas e demandas que efetivamente a nossa profissão como ciência pode trazer para o Brasil, o povo brasileiro, para a qualidade de vida das pessoas”, avaliou. 

Morgana considerou o número de inscrições significativo em comparação com a edição anterior do pré-congresso, há 3 anos. Houve uma participação maior a seu ver. Já em relação às propostas, de acordo com a presidente, ficou clara a opção pela manutenção de ações recentes como a criação e realização regular de reuniões das comissões temáticas. “Eu avalio que as propostas que vêm nesse sentido de manutenção são um bom parâmetro para identificarmos medidas desta gestão que estão sendo bem recebidas”, analisou.  

A presidente do CRPMT destacou ainda propostas que objetivam intensificar a interlocução com a comunidade. “Foi visível que a categoria percebeu uma mudança no diálogo com os profissionais, mas é necessário buscar estratégias para melhorar o diálogo com a sociedade até mesmo para que entendam bem qual é o papel da(o) profissional de Psicologia e o trabalho que realiza”, frisou.