
Encontro discute importância da atuação da Psicologia na Assistência Social
O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT) abriu, na manhã desta segunda-feira (30/10), o I Encontro Mato-grossense de Psicologia na Assistência Social. O evento, que ocorre no Centro Universitário Univag, reúne psicólogas(os) e acadêmicas(os), além de assistentes sociais, com o objetivo de discutir e refletir sobre a atuação dessas(es) profissionais no Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
“Para o CRP é um marco histórico, principalmente no cenário em que estamos, em que nos deparamos com o desmonte gradativo das políticas públicas”, enalteceu a presidente do CRP18-MT, Morgana Moura. Segundo ela, é um espaço para receber informação, mas também de troca, com palestra e oficinas. “Espero que todos possam trazer as contribuições da atuação no dia a dia e assim nós possamos construir cada vez mais estratégias que possam potencializar essas vidas que demandam do nosso atendimento”, frisou.
A coordenadora da Comissão de Assistência Social do CRP18-MT e organizadora do evento, Sheila Gomes, também falou da felicidade de realizar o encontro e da participação dos profissionais da área. “A nossa satisfação é ver a Psicologia comprometida com as demandas sociais. Isso representa um redirecionamento e marca a transformação da trajetória histórica da Psicologia. Muito me alegra ver que existem psicólogas(os) dispostas(os) a atuar nessa área diante da conjuntura atual de cortes e desmonte”, salientou.
“Conseguimos nos fortalecer dentro do SUAS, conquistar espaço e saber qual é o nosso papel. É um momento crucial para a gente discutir sobre o espaço conquistado”, opinou a psicóloga Ligia Paula Bastos Lima, representante da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (SETAS).
A programação da parte da manhã contou com a palestra “Práticas da Psicologia no Sistema Único da Assistência Social (SUAS)”, com a conselheira do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais e professora da PUC Minas, Márcia Mansur. “Acho muito importante o CRPMT fazer esse evento sobre o SUAS, que é uma área muito importante hoje para a Psicologia, e precisamos muito debater, conhecer mais, conversar sobre isso”, disse. “A Psicologia vem cada vez mais desenvolvendo teorias e metodologias próprias, adaptando seu saber ao saber que a política de assistência social necessita. Precisamos trocar saberes e experiências”, reforçou.
A mesa de abertura contou ainda com a presença de Luiz Guilherme Araújo Gomes, coordenador do curso de graduação em Psicologia do Centro Universitário Univag, e de Luana Peralta, representante do Fórum Estadual das(os) Trabalhadoras(es) do SUAS de Mato Grosso.
A programação, realizada no Auditório II do Bloco C do Centro Universitário Univag, prossegue na parte da tarde com oficinas temáticas.
Fonte: Pau e Prosa Comunicação