Encontro define propostas para revisão de diretrizes para cursos de Psicologia

Encontro define propostas para revisão de diretrizes para cursos de Psicologia

Representantes do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT), profissionais, coordenadoras(es) de cursos e estudantes definiram nesse sábado (24) sugestões para a revisão das diretrizes curriculares para os cursos de graduação no país. Esse tipo de encontro vem sendo realizado por Conselhos dentro da programação do “Ano da Formação em Psicologia” e servirão para subsidiar um encontro nacional que definirá as propostas a serem encaminhadas ao Ministério da Educação (MEC) e aos conselhos nacionais de Saúde e Educação.

Antes das discussões para definição das propostas, representantes de instituições de ensino falaram sobre os respectivos cursos de Psicologia. A mesa de abertura, coordenada pela presidente do CRP18-MT, Morgana Moura, contou com a participação de Wilson Luconi Júnior (da Universidade de Cuiabá – Unic), Jane Cotrim, (Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT), Paula Martins dos Anjos (Faculdade Católica de Mato Grosso – FACCMT) e Cinthya Cardozo da Silva Sposito (Faculdade de Cuiabá - Fauc).

A presidente do CRP18-MT ressaltou que as discussões são necessárias e que há algumas preocupações pontuais que precisam ser colocadas em pauta. “A gente entende que a formação não é estanque, está em processo. Nesses mais de 50 anos de Psicologia no país houve várias transformações no ensino mas há questões que são mais atuais, como por exemplo a proposta de ensino à distância. Nós já fizemos algumas denúncias aqui no estado e a questão é pensar a inserção dessas tecnologias de informação e comunicação para produção do ensino”, sugeriu.

Propostas – O “Ensino à Distância” foi um dos temas debatidos no encontro. Os presentes definiram como diretriz dentro desse eixo a garantia de uma “formação que contemple o ensino-aprendizado de forma presencial a fim de proporcionar a vivência acadêmica atrelada ao tripé ensino-pesquisa-extensão”. A proposta é utilizar o EAD apenas como ferramenta complementar nas disciplinas não específicas da Psicologia, limitando-o ao máximo de 20% da carga horária dessas disciplinas.

Dentro do tema “Metodologias de ensino-aprendizagem”, a proposta é contemplar relações horizontais que possibilitem a inserção de temas emergentes que sejam transversais nas disciplinas e não somente como questões optativas. Já em “Concepção geral da formação”, a sugestão segue no sentido de uma formação generalista, sem a imposição de ênfases, com regulações específicas no que diz respeito ao quantitativo de alunas(os) nas supervisões, orientações e em sala de aula.

No tema “Sistema de avaliação”, a proposta é privilegiar uma formação que dialogue com a diversidade de estudantes, com ênfase em sistemas que possibilitem avaliar o desenvolvimento de atitudes, habilidades e competências, tanto no universo teórico como prático. Já em relação ao “Sistema de avaliação e estágio”, a preocupação é em relação à paridade entre teoria e prática na construção de conhecimentos e habilidades.

Próximos passos

No dia 24 de abril, em Campo Grande (MS), ocorre o encontro regional do Centro-Oeste e no dia 5 de maio o nacional, em Brasília (DF). O evento é uma parceria entre o Conselho Federal de Psicologia (CFP), Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP) e a Federação Nacional dos Psicólogos (Fenapsi).

A proposta das novas DCNs, consolidada após o encontro nacional, será colocada em consulta pública nos sites do CFP, da Abep e da Fenapsi até 20 de maio. O resultado final, publicado em 30 de junho, será enviado aos conselhos nacionais de Saúde e de Educação.

 

Fonte: Pau e Prosa Comunicação