Encontro debate atuação das (os) psicólogas (os) com relação à diversidade sexual e de gênero

Encontro debate atuação das (os) psicólogas (os) com relação à diversidade sexual e de gênero

O encontro temático Psicologia, Direitos Humanos e Diversidade Sexual e de Gênero compõe o ciclo de debates que a Comissão de Direitos Humanos e Políticas Públicas do Conselho Regional de Psicologia (CRP 18-MT) tem construído para debater a Psicologia e sua interface aos Direitos Humanos. Um dos pontos de discussão é a resolução 001/1999 do Conselho Federal de Psicologia, a qual estabelece normas de atuação para os psicólogos em relação a questão da Orientação Sexual.

“Precisamos fomentar este debate dentro da nossa categoria, entendemos que têm pessoas contrárias e outras que até mesmo desconhecem às normas. É preciso mostrar o posicionamento do CRP com relação a esta questão, e alertar para que o exercício da profissão ocorra dentro das regulamentações. Qualquer opressão gera sofrimento e por isso defendemos que a Psicologia direcione não pela via da cura, mas sim pelo tratamento dos transtornos sofridos devido ao preconceito, represálias e descriminação”, comenta Luersen.

O encontro será realizado no dia 1º de agosto (terça-feira) e terá como objetivo ampliar o debate com os profissionais sobre as concepções conservadoras, patologizantes e fundamentalistas em relação às questões da diversidade sexual e de gênero. Isto é um retrocesso à garantia de direitos, sendo, portanto, a psicologia convocada a se posicionar em seus diversos campos de atuação a respeito do tema.

O debate será fomentado pela mestra Josiane Marconi, coordenadora Estadual da Associação Mães pela Diversidade de Mato Grosso e membro do Movimento LGBT, e pelos mestres Gabriel Henrique Pereira de Figueiredo, conselheiro do CPR 18-MT, e Lucas Guerra, da Universidade Federal de Mato Grosso.

“É importante discutir a atuação da Psicologia na defesa dos direitos das mulheres e da população LGBT – população de Lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, pois a desigualdade que esses grupos vivenciam também produzem sofrimento psíquico. Além disso, precisamos pontuar que existem políticas públicas que estão associadas ao nosso compromisso, como o decreto do nome social, que garante às e aos transexuais e às travestis o direito a sua identidade e o reconhecimento enquanto sujeito. Por tanto, é necessário localizar nossos compromissos e ampliar o domínio sobre este assunto, que chega para os profissionais na clínica, na instituição, na empresa, no hospital, onde a Psicologia estiver”, ressalta o conselheiro Gabriel Henrique.

Os participantes irão receber um certificado de participação e quem tiver interesse em participar deve confirmar presença através do e-mail crpmt@crpmt.org.br ou pelo telefone 3627-7188. O evento está marcado para às 19h. O CRP 18-MT fica localizado na Rua 40, 120, bairro Boa Esperança, Cuiabá.