Dia do(a) Psicólogo(a), mais que uma data para comemorar

Dia do(a) Psicólogo(a), mais que uma data para comemorar

A atividade profissional do(a) Psicólogo(a) foi regulamentada por meio da Lei Nº 4.119, de 27 de agosto de 1962, cuja data foi adotada como Dia do(a) Psicólogo(a). Comemorá-lo, no entanto, é mais do que relembrar a regulamentação da profissão.  O objetivo é aproveitar o momento e sensibilizar a sociedade acerca da importância e da necessidade destes profissionais.
 
É interessante notar que são as transformações da sociedade brasileira que demandam a necessidade de práticas psicológicas mais voltadas para as questões que afetam toda a sociedade e não apenas alguns setores sociais. 
 
Com isso, o campo de atuação profissional não se restringe à clínica tradicional e tem sido ampliado largamente. Com isso, psicólogos(as) podem desenvolver suas atividades em diversos campos de atuação e segmentos sociais, em especial nas políticas públicas.
 
Este 27 de agosto é, portanto, um dia para comemorar os avanços conquistados pela profissão, mas também é uma data para posicionar-se frente aos desafios da sociedade contemporânea de modo que persevere na construção de uma Psicologia que  promova o ser humano a partir de suas singularidades e com garantia de direitos.
 
Alcindo Rosa é presidente do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT).