Dia do Servidor: CRP18-MT exibe o documentário “Cuidado em Liberdade”

Dia do Servidor: CRP18-MT exibe o documentário “Cuidado em Liberdade”

CRPMT 18

No Dia da Servidora e do Servidor Público, o Conselho Regional de Psicologia da 18ª Região (CRP18-MT) destaca a contribuição decisiva de psicólogas e psicólogos nas políticas e serviços públicos em todo o país. A presença da Psicologia em campos como Saúde, Assistência Social, Educação, Justiça, Esporte, Trabalho e Tráfego tem sido determinante para a garantia de cuidados, serviços e direitos assegurados pelo Estado brasileiro à população.

Desde 2006, esse protagonismo é apoiado pelo Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), iniciativa do Sistema Conselhos de Psicologia que sistematiza e difunde conhecimentos sobre a interface entre Psicologia e políticas públicas. Ao orientar a prática profissional e subsidiar decisões de formulação, gestão, execução e controle social, o CREPOP fortalece a presença qualificada da categoria nos territórios e amplia a efetividade das políticas sociais.

Valorização: concursos, remuneração justa e jornada adequada

O CRP18-MT reitera que o reconhecimento ao trabalho de psicólogas e psicólogos no serviço público deve se concretizar por meio de concursos regulares, remuneração justa e jornada adequada. Em consonância com o Sistema Conselhos, a autarquia segue investindo em incidência estratégica junto ao Congresso Nacional e a instâncias do Poder Executivo para o avanço de pautas estruturantes, como o piso salarial e a jornada de até 30 horas semanais, condições essenciais para a qualidade do cuidado, a continuidade das ações e a proteção da saúde das(os) trabalhadoras(es).

Memória, cuidado e compromisso: exibição de documentário marca a data

Para celebrar a data com a equipe, o CRP18-MT realizou uma atividade interna, culminando na exibição do documentário “Cuidado em Liberdade: Memórias de Cida”, dirigido por Yves Andrade, estagiário da Assessoria de Comunicação do Conselho. A obra revisita marcos da luta antimanicomial em Mato Grosso e no Brasil, reconhecendo o protagonismo de trabalhadoras(es) do serviço público e dos movimentos sanitaristas na defesa do cuidado em liberdade.

Para Morgana Moura, psicóloga e assessora de gestão de pessoas do CRP18-MT, a sessão teve significado especial: “Foi maravilhoso apresentar o documentário justamente no Dia da Servidora e do Servidor Público, pela trajetória de Cida não só no CRP, mas em todo o Estado. O cuidado em liberdade e a luta antimanicomial seguem como referências para nós.

Em depoimento, Cida Amorim, psicóloga, resgatou sua trajetória, marcada pelo engajamento nos movimentos sociais e pela defesa do SUS: “A água do rio não pode ser parada; o rio corre sempre para a frente. A militância também é assim: ir adiante, sem retorno.” Ao reconhecer o percurso coletivo, ela afirmou sentir que “a luta não foi em vão”.

O diretor do filme, Yves Andrade, explicou a motivação da obra: “Quisemos mostrar que Mato Grosso esteve, e está presente na luta antimanicomial. Contar a história de Cida é afirmar que o nosso Estado deu sua voz, ajudou e agregou a essa causa, que permanece atual.

Ao celebrar o Dia da Servidora e do Servidor Público, o CRP18-MT reafirma seu compromisso com uma Psicologia ética, técnica e socialmente referenciada, com condições dignas de trabalho e com a defesa intransigente dos direitos humanos, princípios que orientam o exercício profissional nos serviços públicos e a atuação institucional do Conselho em Mato Grosso.