Dia da Servidora e do Servidor Público: Psicologia fortalece a garantia de direitos nas políticas públicas

Dia da Servidora e do Servidor Público: Psicologia fortalece a garantia de direitos nas políticas públicas

CRPMT 18

No Dia da Servidora e do Servidor Público, celebrado neste 28 de outubro, o Sistema Conselhos de Psicologia ressalta a contribuição estratégica de psicólogas e psicólogos para a efetivação de políticas e serviços públicos no país. Presente nos campos da Saúde, Assistência Social, Educação, Justiça, Esporte, Trabalho, Tráfego e em diversos outros setores, a Psicologia tem sido fundamental para qualificar o cuidado, aprimorar a gestão de serviços e ampliar o acesso a direitos assegurados pelo Estado brasileiro.

Desde 2006, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) mantém o Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), iniciativa que sistematiza, produz e difunde conhecimentos sobre a interface entre Psicologia e políticas públicas. Ao orientar práticas baseadas em evidências, referências técnicas e princípios éticos, o CREPOP fortalece a participação de psicólogas(os) nos processos de formulação, execução, gestão e controle social das políticas, contribuindo para respostas mais integrais e comprometidas com a dignidade humana.

A valorização de quem atua diariamente na defesa do interesse público passa, necessariamente, por condições de trabalho adequadas. Por isso, o Sistema Conselhos de Psicologia reafirma a importância de concursos públicos regulares, remuneração justa e jornada compatível com a complexidade do trabalho — incluindo a defesa da jornada de até 30 horas semanais sem redução salarial. Nessa direção, o CFP tem intensificado sua incidência política no Congresso Nacional e junto a instâncias do Poder Executivo, mobilizando-se por pautas estruturantes como o piso salarial e a consolidação de parâmetros que assegurem qualidade de vida, permanência e desenvolvimento profissional.

Ao reconhecer e celebrar a dedicação das servidoras e dos servidores, o Conselho Regional de Psicologia da 18ª Região de Mato Grosso (CRP18-MT) se soma ao compromisso de fortalecer a presença qualificada da Psicologia nas políticas públicas, ampliar o diálogo com gestoras(es) e usuárias(os) dos serviços e seguir produzindo orientações técnicas, ações formativas e iniciativas de controle social. É com trabalho ético, crítico e socialmente referenciado que a Psicologia segue contribuindo para um Estado mais justo, inclusivo e promotor de direitos.