Delegados do CRP18-MT participam do 11º Congresso Nacional de Psicologia
O CRP18-MT esteve entre os conselhos regionais participantes do 11º Congresso Nacional de Psicologia (CNP), realizado de 02 a 05 de junho, em Brasília (DF). O evento é a instância máxima de deliberação do Sistema Conselhos e contou com a participação de cerca de 400 delegadas(os) de todo o país. Sob o tema “O Impacto psicossocial da pandemia: desafios e compromissos para a Psicologia brasileira frente às desigualdades sociais”, o Congresso levou à aprovação de 308 propostas. O encontro foi marcado também por manifestações, entre elas a defesa pela jornada de 30 horas para profissionais da Psicologia.
Os trabalhos do 11º CNP foram orientados por três eixos: 1) Organização Democrática e Participativa do Sistema Conselhos no Enfrentamento da Pandemia; 2) Defesa do Estado Democrático e dos Direitos Humanos via Políticas Públicas; e 3) O Fazer Ético e Científico da Psicologia no Trabalho em Saúde Mental. As propostas aprovadas compõem as diretrizes para a atuação do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e dos Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) pelos próximos três anos. Elas abordam temas como condições de trabalho, democratização do Sistema Conselhos, relação com as entidades, transparência, emergências e desastres, crianças e adolescentes, reforma psiquiátrica e luta antimanicomial, educação, relações raciais, avaliação psicológica, psicoterapia, relação com a Justiça e ampliação do exercício profissional, entre outros.
Além das deliberações, o Congresso também foi palco de manifestações de profissionais e estudantes de Psicologia presentes. Um dos destaques ficou pelo ato em defesa da jornada de trabalho de 30 horas semanais no sábado (04), e o pedido de apoio às deputadas e deputados para a aprovação do Projeto de Lei 1214/2019, que estabelece esta carga horária. O ato contou com discursos de psicólogas(os) reivindicando a jornada e ressaltando a luta histórica da categoria em prol desta pauta. Com gritos de “Psicologia 30 horas, a luta continua”, os participantes buscaram chamar a atenção de parlamentares para o tema.
No encerramento do CNP, a presidente do Conselho Federal, Ana Sandra Fernandes, destacou o trabalho da Psicologia por uma sociedade verdadeiramente inclusiva, clamando por mais união para o fortalecimento da categoria. “Estamos nos construindo como uma categoria profissional comprometida com o enfrentamento às desigualdades e às opressões. Isso está demarcado em nossas construções coletivas e democráticas: em nossas resoluções, campanhas e, também, na nossa participação em espaços de controle social. Não há Psicologia sem nós”, frisou.
Regional – Em abril, mais de 50 propostas foram aprovadas durante a 4ª edição do Congresso Regional de Psicologia de Mato Grosso, promovido pelo CRP18-MT, em Cuiabá. No evento também foram eleitos os 14 delegados titulares, quatro delegados suplentes e duas estudantes para o CNP. A etapa regional foi uma agenda preparatória para a participação da autarquia no Congresso.
* Com informações do CFP