Cursos que “ensinam ou treinam” candidatos para avaliações psicológicas são proibidos, diz CRP 18-MT

Cursos que “ensinam ou treinam” candidatos para avaliações psicológicas são proibidos, diz CRP 18-MT

O Conselho Regional de Psicologia (CRP 18-MT) reforça que é proibido realizar qualquer tipo de cursos que ensinem e/ou treinem candidatos que serão submetidos a avaliação psicológica, seja em concursos públicos ou outros que exijam esse tipo de avaliação. A autarquia recebeu várias denúncias sobre este tipo de prática realizada e ofertada por alguns cursinhos preparatórios e tem atuado firmemente para impedir que isto se propague no estado.

Está pratica fere o código de ética e o profissional de Psicologia pode responder processo ético no CRP. O psicólogo que assim atuar estará sujeito a punição ético-disciplina, pois está irregularmente se sujeitando ao ensino de testes psicotécnicos. A realização desta pratica por não psicólogo também é vetada por se tratar de exercício ilegal da profissão, uma vez que os testes são de uso e manuseio exclusivo do profissional psicólogo, caracterizando assim como crime e podendo responder legalmente.

A agente de Fiscalização e Orientação do CRP18-MT, Rhegysmere Alves, ressalta ainda que o aluno que contrata esse serviço, acaba adquirindo um produto que não lhe dá garantias de aprovação e que pode lhe trazer mais ansiedade no momento da avaliação, correndo o risco de ter sido treinado erroneamente.

“A avaliação psicológica é uma prática exclusiva do psicólogo, preparado para este tipo de atuação, não cabendo nesta a distinção entre certo e errado e sim o que é esperado em cada indivíduo a ser avaliado, e, dentro de um certame o que prevalece é o perfil relativo à atividade profissional desejada”, explica.

Cabe ressaltar ainda que o candidato a concurso público que se submete e participa de cursos, preparatórios e orientações para realização de etapa seletiva de psicotécnico, comete crime de fraude previsto no Código Penal.

“Vendem algo como serviço prometendo o impossível. Não tem como treinar para uma avaliação psicológica, não é como uma prova objetiva, e estes candidatos estão sendo lesados”, afirma.

O CRP 18-MT está atento a todas as denúncias e qualquer pessoa pode encaminhar para o conselho às demandas relacionadas a este tipo de oferta de serviço através do site do CRP, pelo Fale Conosco, e-mail crpmt@crpmt.org.br, ou por telefone (65) 3627-7188.