Comunicação

Notícias

Cursos ilegais em Mato Grosso são denunciados pelo CRP durante congresso internacional

Cursos ilegais em Mato Grosso são denunciados pelo CRP durante congresso internacional

14 de Setembro de 2018

Durante a primeira semana de setembro, os conselheiros Junio de Souza Alves e Karina Franco Moshage, do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP 18-MT), participaram do Congresso da Associação Latino-americana de Formação e Ensino de Psicologia (ALFEPSI), realizado pela primeira vez no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, e aproveitaram a oportunidade para denunciar irregularidades na formação de profissionais no estado, principalmente no interior.

A ALFEPSI é uma organização internacional que acompanha, questiona e debate o ensino da profissão, com o objetivo de garantir ensino de qualidade aos estudantes de psicologia em toda a América Latina.  E com o objetivo de reforçar o alerta já feito pelo CRP 18-MT ao Ministério da Educação (MEC) a respeito de sete faculdades em Mato Grosso que ofertam cursos de psicologia à distância, a situação também foi denunciada para a associação.

“Nós levamos essa denúncia dos cursos à distância para a ALFEPSI enquanto Conselho Regional de Psicologia, juntamente com a diretoria do Federal, com o objetivo da Associação emitir um posicionamento diante ao MEC para ter uma fiscalização mais efetiva em relação a essa situação”, afirma Junio.

De acordo com o Decreto 5.773/206, a criação de cursos de Direito, Medicina, Odontologia e Psicologia na modalidade à distância só pode acontecer após a aprovação do Conselho Federal da OAB ou do Conselho Nacional de Saúde (CNS), mesmo que façam parte de instituições de ensino já reconhecidas pelo MEC. A oferta dos cursos ilegais foi encontrada pelo CRP nas cidades de Colíder, Alta Floresta, Pontes e Lacerda, Peixoto de Azevedo, Confresa, Diamantino e Vila Rica.

A psicóloga Karina ressalta que é preciso avisar as pessoas que estão fazendo esses cursos irregulares. “As pessoas que estão matriculadas nestes cursos estão sendo enganadas e ao término não poderão ser reconhecidos como profissionais, uma vez que o diploma não terá nenhum valor. Nós do sistema Conselho nos preocupamos com a qualidade do ensino e com a qualidade do exercício profissional”, afirma.

 “Um dos pontos altos do congresso para mim, foi a fala dos estudantes, representantes dos países que ali estavam para falarem um pouco sobre a formação que estavam tendo, de como gostariam de aprender, quais as dificuldades que encontravam e como viam o futuro como profissionais, saber que eles estão ali se preparando para serem profissionais e já estão extremamente comprometidos com a ética e com a sociedade me deixou muito feliz”, relata Karina.

O Congresso ALFEPSI reuniu entidades, profissionais e estudantes de todos os países da América Latina, por exemplo México, Peru, Cuba, Costa Rica, Argentina, Equador, Chile, Brasil. O compromisso de ampliar diálogos, buscando a construção coletiva de saberes emancipadores, que tomem nossas realidades, nossos dilemas e potencialidades, como referências e razão de existir foi reafirmado.

ALFEPSI

A ALFEPSI tem por objetivo contribuir para a formação de psicólogas e psicólogos sensíveis à história e às culturas dos povos da América Latina, que realizem produção científica e desenvolvam práticas profissionais que promovam a independência, a liberdade, o florescimento e o bem-estar das pessoas, das famílias, dos grupos, das comunidades, das instituições e das organizações, dentro de um clima de diálogo, equidade, justiça e paz.