CRPMT visita Hotel Albergue de Cuiabá para conhecer atendimento psicológico na unidade

CRPMT visita Hotel Albergue de Cuiabá para conhecer atendimento psicológico na unidade

CRPMT 18

 

O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT), representado pelo presidente, Gabriel Henrique Pereira de Figueiredo, e pela a assessora do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), Erika Oliveira, realizou visita ao “Hotel Albergue” de Cuiabá no dia 27 de novembro. O objetivo da ação foi o de conhecer a unidade e o atendimento psicológico que é prestado (às)aos usuários(as).

Coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Cuiabá, o hotel albergue foi criado para o abrigamento de pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social. “O objetivo da visita foi conhecer a organização do serviço e atuação da Psicologia no contexto de acolhimento emergencial, no âmbito do Sistema Único de Assistência Social”, explica Erika Oliveira.

Segundo a assessora técnica, o local segue recomendações da portaria n° 69, de 14 de maio de 2020, no que diz respeito às medidas de reorganização dos serviços por meio das unidades de acolhimento do Ministério da Cidadania, a proteção social a população em situação de rua, inclusive imigrantes no contexto da pandemia do novo coronavírus. “Não se tratou de uma visita de fiscalização, mas para que o CRPMT conhecesse o funcionamento do serviço”, salienta.

As vagas disponíveis no “Hotel Albergue” são para pessoas que já estão há algum tempo em lugares de grande concentração desse público, como o Morro da Luz, Praça do Porto, Rodoviária e Beco do Candeeiro. As(os) acolhidas(os) recebem atendimentos médicos pela equipe do Consultório de Rua com consultas, solicitação de exames, entrega de medicamentos e orientações.

Trata-se de um atendimento diferente do realizado nos albergues municipais, que são para pessoas em trânsito ou que vieram para Cuiabá e não conseguem voltar de imediato. Neste caso, a distribuição das vagas é feita de acordo com o perfil de cada uma(um) e as(os) interessadas(os) devem fazer a triagem com a equipe dos Centros de Referência Especializado (Creas), que fará a distribuição de acordo com o perfil de cada pessoa.

 

 

Por: Pau e Prosa Comunicação