CRPMT participa de reunião virtual de Articulação e Mobilização para a 5ª Conferência Nacional da Saúde Mental - 2022

CRPMT participa de reunião virtual de Articulação e Mobilização para a 5ª Conferência Nacional da Saúde Mental - 2022

CRPMT 18

O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRPMT-18), juntamente com os demais CRPs do país, participou na última quarta-feira (23.03) de reunião realizada pela Comissão Intersetorial de Saúde Mental (CISM), do Conselho Nacional de Saúde (CNS) em parceria com o Conselho Federal de Psicologia (CFP). O encontro teve como principal objetivo fomentar a mobilização as psicólogas e psicólogos a participarem de forma ativa das etapas da Conferência de Saúde Mental em todo território nacional, que resultarão na quinta edição do evento, previsto para 2022 entre os dias 08 a 11 de novembro, em Brasília. De acordo com o calendário divulgado pelo CNS, as etapas municipais devem acontecer até o dia 30/04 e as estaduais até 30/06.

 

A reunião contou com a presença da presidente do CFP, Ana Sandra Arcoverde Nóbrega, a representante do CNS, Fernanda Magano, a representante CFP no Conselho Nacional de Saúde e Coordenadora da Comissão Intersetorial de Saúde Mental do CNS, Marisa Helena Alves, e representante da Associação Brasileira de Saúde Mental – ABRASME, Rogério Giannini.

 

Ambos profissionais apresentaram um pouco da perspectiva histórica das lutas e processos de construção que o CFP vem participando ao longo dos anos de Psicologia Ciência e Profissão no Brasil, graças a isso tem sido possível traçar avanços no cenário da saúde mental no país. Atualmente, tanto a Federação Nacional de Psicologia (FENAPSI) quanto o Conselho Federal de Psicologia (CFP) possuem cadeira na Mesa Diretora do Conselho Nacional de Saúde.

 

Outro ponto importante da reunião, foi a intenção da continuidade do grupo que foi formado a partir desta convocação até a realização da conferência nacional, para alinhamento de ações conjuntas de apoio à divulgação e realização da 5ª CNSM.

 

Em Mato Grosso, a Comissão Organizadora da IV Conferência Estadual de Saúde Mental apostou na realização de conferências municipais, em detrimento de regionais, entendendo que a necessidade de organização, discussão e deliberação sobre esse tema é imprescindível em todos os municípios. As etapas das conferências municipais já foram realizadas e ainda estão acontecendo de forma a somar mais de 90% dos municípios do estado engajados nesse processo, e isso tem sido possível através do empenho e trabalho realizado por psicólogas(os) que representam o CRP 18º nas instâncias de controle social do SUS e por sua vez constroem as comissões de organização, relatoria e mobilização da Conferência Estadual de Saúde Mental.