CRPMT participa de discussões sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

CRPMT participa de discussões sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

CRPMT 18

 

O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT) integrou as discussões do 1º Fórum Centro-Oeste Coordenadores Estaduais e do 1º Encontro Centro-Oeste de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), realizados no período de 21 a 25 de novembro, em Cuiabá (MT). Segundo a vice-presidente da autarquia, Maria Aparecida de Amorim Fernandes, o objetivo foi o de contribuir para que fique bem definido o papel da Psicologia frente às práticas e dizer que o Sistema Conselhos está atento às questões inerentes a elas, bem como de afirmar a necessidade de que sejam colocadas à disposição de todos os brasileiros via Sistema Único de Saúde (SUS).

 

As PICS são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. Elas foram institucionalizadas por meio de uma política nacional e são transversais em suas ações no SUS e podem estar presentes em todos os pontos da Rede de Atenção à Saúde, prioritariamente na Atenção Primária com grande potencial de atuação. As indicações são embasados no indivíduo como um todo, considerando-o em seus vários aspectos: físico, psíquico, emocional e social.

 

Maria Aparecida de Amorim Fernandes explica que a intenção do Conselho estar junto foi a de discutir como essas práticas podem ser implementadas no trabalho diante de cada profissão. A Psicologia, lembrou, é pautada por uma ciência, em que está muito bem definida em relação ao que é e de como trabalha. “Então, nós fomos discutir essas questões para que fique bem definido o papel da Psicologia frente às práticas e dizer que nós do Sistema Conselhos estamos discutindo essas questões no âmbito do Conselho Federal”, frisou.

 

Outro ponto de discussão foram as formas de melhorar a utilização dos recursos do Ministério da Saúde para este fim. “Além de fazer o resgate dessas práticas, nos territórios, discutimos as evidências científicas que têm sido colocadas e fizemos uma carta de intenções, que será dirigida ao Ministério e ao Conselho Nacional de Saúde, com o objetivo de fortalecê-las e que elas sejam implementadas em todos os municípios do Brasil”, observou. Foi tirado ainda que o documento será enviado inclusive para a equipe de transição do novo Governo Federal que discute a área da saúde.

 

A vice-presidente do CRP18-MT ressalta ainda que se trata de uma iniciativa do Governo de Mato Grosso junto com os demais estados da região Centro-Oeste, com apoio do Ministério da Saúde. “Não é uma coisa aleatória, o Ministério da Saúde está junto como um dos parceiros. E nós precisamos garantir todos os direitos que as pessoas têm diante do SUS. É uma discussão por garantia de direitos também. De acesso à saúde, de acesso aos insumos, de acesso ao financiamento da saúde”, finalizou.