CRP18/MT entrega Carteiras de Identidade Profissional a novos psicólogos

O Conselho Regional de Psicologia da 18ª Região de Mato Grosso (CRP/18 MT) entregou Carteiras de Identidade Profissional (CIP) a novos psicólogos, durante solenidade realizada na tarde de hoje (25), na sede da entidade. Sem o registro no Conselho, o psicólogo fica impedido de atuar como profissional.
A presidente do CRP18/MT, Maria Aparecida de Amorim Fernandes, deu as boas-vindas e convidou os novos psicólogos para participarem da entidade. “O CRP18/MT é a casa dos psicólogos e psicólogas. O Conselho é formado por vocês. Esta sede foi construída com muito trabalho. Por isso, convido vocês a participarem, a construírem esse espaço e para que o Conselho se fortaleça ainda mais. Faça desta casa a extensão do seu trabalho”, frisou.
Entre os recém-formados, está Larissa Abreu Sossai. Para a nova psicóloga, a carteira representa responsabilidade profissional. “O registro nos dá uma segurança a mais; é uma grande responsabilidade, pois você passa a representar o órgão”, afirma.
Já para Eliane Rodrigues Medeiros Silva, “o documento é uma certificação de um trabalho que vinha fazendo durante o meu período de estágio”. “E, agora, com esta identidade tenho a confirmação da minha posição profissional”, comemora.
Mauriene Tizzo também está entre as novas psicólogas que receberam o documento hoje. Ela destaca a importância do registro no Conselho. “Sem a carteira você acaba perdendo boas oportunidades de emprego, por isso é importante fazer o registro”, alerta.
A CIP é reconhecida como um novo documento de identificação do psicólogo que, ao concluir o curso de graduação na área, deve buscar o Conselho do seu Estado e solicitar a cédula de identidade. A primeira carteira é provisória e tem duração de dois anos, quando o profissional deve requerer a definitiva.
A CIP – Há quase 50 anos, desde a regulamentação da carreira, tornou-se obrigatório o registro dos psicólogos para o exercício profissional. Existem três modalidades para aquisição da CIP. Os recém-formados podem fazer a solicitação da carteira provisória que é válida por dois anos. Há ainda a transferência, que ocorre quando um profissional muda de Estado e passa a atuar em outra região. Existe também o requerimento da CIP secundária, que é quando um psicólogo de outra região atua esporadicamente em outras regiões.
Maria Aparecida Fernandes enfatiza a importância da CIP, de acordo com o local de atuação do profissional. “Cada região tem sua particularidade, pois existem informações pertinentes a cada uma delas”, explica.
Atualmente, o CRP/18 MT contabiliza quase dois mil profissionais atuando em Mato Grosso.
 

Fonte: Pau e Prosa Comunicação