CRP18/MT apoia criação do Fórum Permanente para pessoas surdas

A presidente do Conselho Regional de Psicologia da 18ª Região de Mato Grosso (CRP18/MT), Maria Aparecida de Amorim Fernandes, participou, no dia 21 de março, de reunião convocada pela Associação dos Surdos de Cuiabá  (Assurbá) e pelo Conselho Regional de Serviço Social (Cress 20° Região/MT). O objetivo foi iniciar um debate para a criação de um Fórum Permanente de Defesa e Ampliação de Direitos das Pessoas com Deficiências Auditivas.
Essa necessidade foi apresentada pela Associação de Surdos e Mudos que considera fundamental a criação de uma instância de diálogo permanente entre os grupos, os gestores dos serviços sócio- assistenciais e educacionais voltadas para surdos e mudos.
Para o presidente do Conselho Regional de Serviço Social, Aparecido Samuel de Castro Cavalcante, “existe uma urgência em posicionamentos de defesa e ampliação de direitos para essas pessoas quem necessitam de mais políticas públicas voltadas para elas”.
Ao final da reunião, ficou definida a criação do Fórum Permanente de Defesa e Ampliação de Direitos e Políticas Públicas para Pessoas Surdas, com previsão para ser registrada em cartório ainda este mês.
O Fórum será constituído originalmente por 16 entidades. Dentre elas, estão o CRP18/MT, os Conselhos Regionais de Enfermagem (Coren/MT), de Fonoaudiólogos (Crefono 6ª Região), de Medicina (CRM/MT), e de Serviço Social (CRESS 20ª Região/ MT) e a Associação de Surdos de Cuiabá (Assurbá).
 
 
Fonte: Pau e Prosa Comunicação