CRP18-MT reforça defesa da Lei 13.935/2019 em sala de exposição permanente durante o 7º CBP

CRP18-MT reforça defesa da Lei 13.935/2019 em sala de exposição permanente durante o 7º CBP

CRPMT 18

O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT) marcou presença no 7º Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão (CBP), realizado de 19 a 22 de novembro, em Brasília e Taguatinga (DF), com a representação do psicólogo Wellington Camoiço na Sala de Exposição Permanente da Lei 13.935/2019. Inserido em uma programação que reuniu profissionais, estudantes e entidades de todo o país, o espaço dedicado à Lei 13.935/2019 evidenciou a centralidade da Psicologia e do Serviço Social na educação básica, em diálogo com o tema geral do Congresso: “Crises globais e impactos locais: caminhos para a Psicologia como ciência e profissão”.

Na Sala de Exposição Permanente, Wellington Camoiço representou o CRP18-MT levando ao debate nacional a experiência cotidiana da Psicologia Escolar em escolas públicas periféricas. Em sua intervenção, o psicólogo problematizou concepções capacitistas que ainda sustentam a falsa ideia de que estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e pessoas com deficiência “não aprendem”, reforçando que todas as pessoas podem aprender, embora por percursos distintos, que muitas vezes exigem abordagens mais lúdicas, acessíveis e alinhadas às singularidades de cada sujeito. Ao se apresentar como pessoa com deficiência, Camoiço ressaltou que o direito de estar na escola está intrinsecamente ligado ao direito de pertencer a esse espaço e de usufruir de uma educação efetivamente inclusiva. Nesse cenário, destacou o papel da Psicologia Escolar e Educacional na construção de práticas que combatam o capacitismo, fortaleçam a participação de todas(os) as(os) estudantes e sustentem a implementação qualificada da Lei 13.935/2019 como política de Estado.

A atuação de Wellington Camoiço no 7º CBP reafirma o compromisso do CRP18-MT com o projeto ético-político da Psicologia e com os princípios do Código de Ética Profissional, orientando a profissão para a defesa intransigente dos direitos humanos, o enfrentamento de todas as formas de discriminação e a promoção de justiça social. Vinculada ao processo de integração do Plenário e ao Plano de Trabalho 2025, a participação do Conselho na Sala de Exposição Permanente da Lei 13.935/2019 expressa o empenho da autarquia em contribuir para a efetivação da presença de psicólogas(os) na educação básica em Mato Grosso, ampliando o diálogo com gestoras(es), profissionais da educação, entidades de classe e sociedade civil para consolidar uma escola pública inclusiva, laica e democrática.