CRP18-MT recebe estudantes de Psicologia da Faculdade Estácio FAPAN de Cáceres

CRP18-MT recebe estudantes de Psicologia da Faculdade Estácio FAPAN de Cáceres

CRPMT 18

O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT) recebeu nesta quinta-feira (11) em sua sede estudantes e professores de Psicologia da Faculdade Estácio FAPAN de Cáceres para uma visita.

No encontro, que durou toda amanhã, os acadêmicos puderam conhecer um pouco mais sobre a história e a estrutura do CRP18-MT, sobre a composição do V Plenário, quais são as funções administrativas do Conselho, como é o funcionamento das comissões permanentes e das comissões temáticas do CRP18-MT, como estudantes e professores de Psicologia podem participar e contribuir para o Conselho, de que forma são realizadas as denúncias, quais os principais pontos acerca de resoluções e normativas que regem a profissão, entre outros assuntos.

Patrícia Rocha Libardi Ribeiro, aluna do 4º semestre de Psicologia da Estácio FAPAN Cáceres, avaliou de forma positiva o encontro. “Essa visita ao CRP18-MT me inspirou mais nessa carreira que eu escolhi, que é a Psicologia. Temos muito o que fazer, muito o que contribuir mais do que individualmente. Acho que temos que nos unir enquanto classe, enquanto coletivo, e temos que lutar pelo coletivo. Isso aqui pra mim ficou muito aparente, muito claro, essa importância do coletivo”, conta.

Ana Carolina Ermisdorff, coordenadora do curso de Psicologia da Estácio FAPAN Cáceres, destacou a importância do contato dos estudantes com o CRP18-MT ainda na graduação. “Foi uma experiência muito rica para que eles [estudantes] possam conhecer como nossa profissão funciona, o que é importante entender sobre orientação, fiscalização, regulamentação. Porque a gente espera que as práticas deles sejam profissionais, então a gente busca trazer [para o CRP18-MT] para que eles possam se ambientar e ter essa experiência cada vez melhor”.

Maria Aparecida de Amorim Fernandes, vice-presidente do CRP18-MT, foi uma das representantes do Conselho que recebeu os(as) graduandos(as) em Psicologia da Faculdade Estácio FAPAN e que pôde contar sobre a história do CRP18-MT. “Foi muito importante receber os alunos, o Conselho está de portas abertas. Acho que esse é um movimento que deve sempre acontecer porque dá oportunidade de nós falarmos sobre o papel, a missão e a parte burocrática do CRP18-MT e a importância dos(as) alunos(as) conhecerem a instituição por dentro, de ver como ela funciona, explicar que é uma autarquia, que tem uma finalidade, que tem um objetivo. Que nós estamos pautados em algumas lutas, mas que temos um objetivo principal que é de orientar e fiscalizar a profissão de Psicologia. E zelar pela ciência, o CRP18-MT está nesse lugar para trabalhar em prol da sociedade, em prol dos direitos de quem usa a Psicologia, por isso ele [o Conselho] tem que zelar pela ética e pela ciência. A importância de estar com as portas abertas é fazer com que os(as) alunos(as) e os professores acessem o CRP18-MT de uma forma qualificada, com a contribuição dos nossos colaboradores, dos conselheiros, da própria instituição como um todo”, declarou.

Ronny Rubert, Coordenador Técnico do CRP18-MT, também fez parte da apresentação aos estudantes e citou a importância de se conhecer o funcionamento do Conselho. “Foi uma experiência muito boa poder recebê-los(as) e instruí-los(as), mostrar como o CRP18-MT funciona pelo olhar do próprio Conselho pois muitas vezes eles acabam ouvindo sobre o CRP18-MT de forma pejorativa. [A turma] foi muito participativa e receberam alguns materiais produzidos pelo CRP-18 e pelo CFP, cartilhas, guias, referências técnicas do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), guia de consultório e publicações de orientação para atuação no sistema prisional”, disse.