CRP18-MT realiza 2° Encontro de Psicólogas Hospitalares de Mato Grosso
O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT), por meio da Comissão de Psicologia Hospitalar, realizou, nos dias 14 e 15 de julho a segunda edição do Encontro de Psicólogas(os) Hospitalares de Mato Grosso. Com palestras, mesas redondas e apresentação de trabalhos científicos, o evento teve atendeu a um dos principais objetivos da autarquia que é de orientar tecnicamente, se aproximando das(os) psicólogas(os), estudantes e pesquisadores da área e propôs diversas reflexões e propostas de desenvolvimento da área no estado.
O Operação SóRia é um projeto que realiza trabalhos voluntários de palhaço, na qual seus membros são motivados e incentivados a expressar a felicidade de viver, interagindo com a linguagem do palhaço utilizando ferramentas transformadoras como a música, dança, truques de mágica, histórias, tendo como foco principal, o relacionamento com os pacientes, levando a eles palavras de esperança e bom ânimo.
A Coordenadora da Comissão de Psicologia Hospitalar do CRP18-MT, Keli Virginia Ebert, enfatizou a importância do evento, durante a abertura. “Nosso primeiro encontro aconteceu no ano passado no mês de junho, onde pudemos realizar ricas discussões sobre a psicologia hospitalar no estado de Mato Grosso, que nos impulsionou a pensar sobre os desafios no nosso campo de atuação e isso é algo que sempre nos põe em movimento para construir, junto à categoria, esse espaço contínuo de diálogo e produção coletiva. Foi esse desejo o que viabilizou esse 2º Encontro de Psicólogas Hospitalares de Mato Grosso que teve por objetivo destacar a pluralidade técnica e metodológica do nosso campo respondendo às demandas contemporâneas de forma ética, técnica e cientifica para seguir promovendo o fortalecimento da Psicologia Hospitalar em nossa região. Neste segundo encontro trouxemos como proposta o desejo de discutirmos, durante estes dois dias, sobre as transformações que o contexto pandêmico promoveu em nossa prática, e trazer em cena quais são as inovações presentes na atuação. Isso não poderia ser feito sem que se contempla-se os diversos locais e frentes onde o(a) psicólogo(a) hospitalar atua. O nosso interesse foi poder discutir sobre as questões referentes à inserção das psicólogas nos hospitais no “pós pandemia”. O título do evento “Psicologia Hospitalar: da tradição à inovação, onde estamos?” foi um nome que buscou contemplar o desejo de articular a entrada e inserção da psicologia nas instituições de saúde no contexto da pandemia e “pós pandemia”, refletindo acerca da inovação tecnológica que não deve se fazer sem estar articulada ao compromisso ético, técnico, teórico e social da nossa profissão. Desta forma, o interesse era de discutir, durante estes dois dias, sobre os impactos da pandemia no que se refere a intensificação do sofrimento psíquico dos sujeitos, como ainda debater acerca da inserção da psicologia nos contextos de saúde e nossa função diante as políticas públicas na saúde”.
Primeiro dia
Estiveram compondo a primeira mesa redonda, “O Caos e Seus Destinos: A Atuação da psicóloga no hospital - Pós Pandemia”, o psicólogo e mestre em psicologia da saúde, Leonardy Negrini e Calita Medeiros Machado de Oliveira, especialista em neuropsicologia que atua como psicóloga hospitalar no pronto socorro de Várzea Grande. O tema abordou o que eles vivenciam em seu dia a dia no âmbito de trabalho pós pandemia.
A programação contou ainda com duas palestras por vídeo conferência, ministradas por profissionais dos Estados da Bahia e São Paulo, “Autocuidado” com Sheyna Cruz Vasconcellos, e “Inovações Tecnológicas Aplicadas à Psicologia Hospitalar (na pandemia): Contribuições e Desafios da Tecnologia Assistiva” ministrada por Rafael Trevizoli Neves.
O evento também exibiu a exposição de artes “Mostra de Acervo", uma realização do Memorial Antimanicomial/NEP e Unidade I e III do CIAPS Adauto Botelho, organizada pela psicóloga Sônia Cristina Campos Oliveira e a Arte terapeuta Glauci Ferreira. A psicóloga junguiana e escritora Fernanda Maluf contribuiu com a produção textual de apresentação da Mostra do Acervo. A exposição recebeu apoio da coordenadora Edvania Lourdes da Silva Lima da Unidade III – Paiaguás para sua realização.
Encerrando a programação do primeiro dia, a mesa redonda: “Para além das inovações tecnológicas tríade: paciente, família e equipe”, reuniu as profissionais Bianca Sangalli de Andrade e Jéssica Tomaz Lawall Boaventura.
Segundo dia
O segundo dia do encontro contou com a mesa de formação ministrada pelas profissionais Maria Beatriz Bastos Párraga e Rafael Olimpio. Ainda pela manhã, aconteceu a palestra “Análise sobre o mapeamento dos psicólogos/as hospitalares de MT” com Thiago Marques de Brito e a mesa redonda “Interfaces da psicologia hospitalar com as políticas públicas” que reuniu Pedro Ribeiro Simões Mathias, Marcelo Campos e João V. G. S. G. Gimenez.
No período da tarde o tema abordado foi “Modalidades de sofrimento em contexto de saúde” ministrada pela Psicóloga Keli Virginia Ebert e pelo Psicólogo Raul Tibaldi.
A última mesa trouxe o tema “Ética da profissional da psicologia nos contextos de saúde” que foi ministrada pela Psicóloga Rhegysmere Myrian Rondon Alves, coordenadora do setor de Orientação e Fiscalização do CRP18-MT e pelo Psicólogo, Mackloey Ronny Rubert Ferreira, Coordenador Técnico do CRP18-MT.
“Gostei muito do evento, foi muito proveitoso conhecer sobre está disciplina que é uma temática pouco abordada nas instituições de ensino. Como é uma área que eu tenho interesse, achei que o evento expandiu minha visão sobre psicologia hospitalar, trazendo questões práticas e que os profissionais vivem no dia a dia.” Declarou Amanda Araújo, estudante de psicologia da UFMT.
“Eu particularmente gostei muito dos temas abordados, extremamente pertinentes, foi muito importante para que a categoria tivesse um espaço para compartilhar a prática profissional e acompanhar os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos na região. O que me fez querer ir ao evento foi a oportunidade de ver a realidade mato-grossense, pois vim de outro estado e percebo algumas lacunas. Com o encontro foi possível ampliar a ótica diante das possibilidades de atuação de forma ética e amparada. O CRP18-MT está de parabéns! Ansiosa pelo próximo!”, expressou Larissa Azevedo, psicóloga de Sinop/MT.
Certificação
A certificação estará disponível a partir do dia 19/07. Os participantes poderão realizar o download na Área do Participante no site do evento: https://www.even3.com.br/2-encontro-de-psicologas-hospitalares-de-mato-grosso-345277
O participante tem 90 dias, após o fim do evento, para realizar gratuitamente o download do certificado e após este prazo a empresa Even3 cobra uma pequena taxa do participante para emissão do certificado.
Sobre a Comissão de Psicologia Hospitalar
A Comissão de Psicologia Hospitalar realiza suas reuniões sempre na 3ª semana do mês, às segundas-feiras, 19h (horário de Cuiabá), via Google Meet.
Para participar, as(os) interessadas(os) devem enviar e-mail para assessoria@crpmt.org.br
Conheça mais sobre a Comissão através do link: https://crpmt.org.br/comissoes/subcomissao-de-psicologia-hospitalar
Acesse aqui a galeria de imagens do evento.