CRP18-MT participa do Seminário sobre Psicologia e Políticas Públicas em MS

CRP18-MT participa do Seminário sobre Psicologia e Políticas Públicas em MS

O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT) é um dos realizadores, junto com o CFP, Crepop e demais conselhos do Centro-Oeste, do IX Seminário Nacional de Psicologia e Políticas Públicas, que ocorre nesta sexta-feira (13 de julho), em Campo Grande (MS). O objetivo do encontro é discutir os impactos da conjuntura política nas políticas públicas e como esta afeta o exercício profissional da(o) psicóloga(o). O evento também propõe discutir a conjuntura regional e produzir mobilizações e ações em favor das políticas públicas.

O CRP18-MT estará representado pela presidente Morgana Moura, que participa como mediadora da mesa-redonda “Desafios e perspectivas da Psicologia junto aos povos indígenas na região Centro-Oeste”; a conselheira responsável pelo Crepop em Mato Grosso, Karina Franco Moshage; e a assessora técnica e pesquisadora do Crepop em Mato Grosso, Érika de Oliveira.

O Conselho também fez a indicação de palestrantes com o objetivo de enriquecer as discussões acerca da atuação da Psicologia junto aos povos indígenas. Um deles é o psicólogo Thiago Aiamari Kavopi, indígena da etnia Kura Bakairi formado pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e que atua no Distrito Sanitário de Rondonópolis (MT). Outro é o psicólogo Rafael Pinheiro Busatto, que trabalha no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Cuiabá e possui experiência com Atenção Básica e Saúde Mental Indígena.

O IX Seminário Nacional de Psicologia e Políticas Públicas é realizado no auditório V da Universidade Anhanguera (Uniderp), em Campo Grande (MS) e pode ser acompanhado ao vivo pelo site www.cfp.org.br.

Confira a programação completa:

13 de julho (sexta-feira)

8h – Credenciamento

8h30 – Apresentação cultural

9h – Abertura – Conselho Federal de Psicologia, CRP-DF, CRP-GO, CRP-MS e CRP-MT

9h30h – Palestra: Conjuntura política nacional e implicações para atuação da Psicologia em políticas públicas

Graça Marchina – psicóloga, doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP); professora nos cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia Social da PUC/SP; atua nos temas Psicologia sociohistórica, materialismo dialético, desigualdade social e políticas públicas

Mediadora: conselheira Beatriz Xavier (CRP/MS)

10h30 – Debate

11h30h – Almoço

13h30h – Mesa-redonda: Desafios e perspectivas da Psicologia junto aos povos indígenas na região Centro-Oeste

Expositores:

Fabiane Vick – Psicóloga formada pelo Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran), mestre em Psicologia com ênfase em aspectos psicossociais pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Responsável técnica de Saúde Mental do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde (MS)

Thiago Aiamari Kavopi – Indígena da etnia Kura Bakairi, psicólogo formado pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Trabalha no Distrito Sanitário de Rondonópolis (MT)

Mediadora: conselheira Morgana Moreira Moura (CRP-MT)

15h – Debate

15h30h – Intervalo

15h45h – Mesa-redonda: Atuação da Psicologia com os povos quilombolas: enfrentamento ao racismo

Expositoras:

Marcia Maria da Silva/DF – Psicóloga, coordenadora da Articulação Nacional de Psicólogas e Psicológos Negras e Negros e Pesquisadoras e Pesquisadores (Anpsinep) da Região Centro-Oeste e integrante da Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra no Distrito Federal e entorno.

Mônica Sousa Santos/GO – Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Especialista em Psicologia Jurídica, atua na Superintendência Executiva da Mulher e Igualdade Racial.

Andrea Esmeraldo – Conselheira do CFP e representante da Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social (Conpas)

 

Fonte: Pau e Prosa Comunicação