CRP/18 MT participa de reuniões do Comitê em Defesa da Saúde Pública

O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso da 18ª Região (CRP/18 MT) participou, nesta terça-feira (29), das reuniões do Comitê em Defesa da Saúde Pública, realizadas no Sindicato dos Médicos de Mato Grosso (Sindimed) e na Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso (Adufmat).

Em pauta, a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) 100% público. Em 2013, o movimento, que engloba diversas entidades representativas de usuários e trabalhadores, continuará pressionando o Governo do Estado a aprovar a lei de iniciativa popular que revoga a terceirização do serviço público de saúde por meio das Organizações Sociais de Saúde (OSS). “Estamos nos articulando para que essa pauta não seja esquecida pelo Governo. Não vamos abrir mão de exigir uma saúde pública de qualidade”, afirmou a presidente do CRP/18 MT, Maria Aparecida de Amorim Fernandes.

Manifestações serão promovidas para pressionar o Executivo e o Legislativo Estadual frente à falta de resposta em relação à apreciação do projeto de lei de iniciativa popular que pede a revogação das Leis Complementares que permitem ao Estado transferir a Gestão Pública para as Organizações Sociais.

O projeto, que conta com mais de 27 mil assinaturas da população, foi entregue à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), em 31 de outubro, e ainda não obteve resposta ou encaminhamento por parte do Legislativo Estadual.

Com a proximidade do feriado de Carnaval, os membros do Comitê estão organizando um bloco carnavalesco, que desfilará na praça da Mandioca, em Cuiabá, e em Chapada dos Guimarães. O objetivo da manifestação é chamar a atenção das autoridades para o atual quadro da saúde pública e denunciar o descaso diante desse cenário.

A aproximação junto ao novo secretário de Estado de Saúde, Mauri de Lima, também está prevista. Uma audiência está agendada para a próxima quarta-feira (06), durante o encontro do Conselho Estadual de Saúde (CES/MT).

Fonte: Pau e Prosa Comunicação