CRP18-MT participa de conversa com estudantes de Psicologia da Unic Beira Rio
O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT) participou de uma conversa com acadêmicos(as) do curso de Psicologia da Unic Beira Rio. O bate-papo, sugerido pelo coordenador do curso, Wilson Luconi, contou com a participação da conselheira Camiéle Benedita do Carmo e a mediação foi feita pela professora Alini Martins. Entre os assuntos abordados estiveram o funcionamento do Sistema Conselhos (CFP/CRPs), formas de atuação, questões éticas, importância da profissão, entre outros.
A conselheira Camiéle considerou a conversa extremamente produtiva, com questionamentos sobre os mais variados assuntos. Entre eles, destacou a questão de terapeutas holísticos e instrutores coaching utilizarem a Psicologia e como o CRP18-MT se posiciona quanto a isso. Os(as) estudantes também demonstraram interesse e fizeram perguntas sobre as diversas especializações na área da Psicologia, sanaram dúvidas sobre o processo de inscrição profissional no CRP-18, entre outros assuntos.
A Conselheira Camiéle também ressaltou o interesse dos(as) estudantes em relação à participação nas comissões e aproveitou para convidá-los(as) a estarem mais próximos(as) da autarquia e a utilizar os recursos colocados à disposição dos(as) profissionais. “Apresentei as comissões e a importância delas ao sistema conselhos, estimulando à participação dos(as) acadêmicos(as). Considero de grande importância esses momentos que tem como um dos objetivos promover participações futuras, que posteriormente, depois de formados(as), possam se tornar membros oficiais”, lembrou.
A conselheira também convidou os(as) acadêmicos(as) para conhecer a sede do Conselho e frisou a importância de conhecer e utilizar as resoluções, normativas e as publicações do sistema conselhos e acompanhar o site do CRP e CRP diariamente. E finalizou enaltecendo esse importante momento de apresentação da autarquia e de diálogo com as psicólogas e com os(as) estudantes de Psicologia.
Para a professora Alini Martins, foi um ponto bastante interessante sanar dúvidas, como por exemplo, sobre a divulgação dos serviços profissionais em redes sociais. “Discutimos sobre o uso de perfis profissionais nas redes sociais e sobre o tipo e qualidade da informação que deve ser passada. A Conselheira Camiéle pontuou muito bem que existem formas éticas de fazer tais divulgações, para que a profissão não seja desvalorizada, e que inclusive temos orientações do CFP e CRP18-MT sobre como fazer tais divulgações. Acho que essa pauta é extremamente relevante de ser discutida com os(as) alunos(as), que assim que formados(as) estarão no mercado de trabalho e certamente pensarão em recursos tecnológicos para divulgar seus serviços e conteúdos”, salientou.
Segundo Alini, os(as) estudantes demonstraram ter gostado bastante da atividade, sendo que uma das alunas pontuou a importância desse contato no primeiro semestre para ter uma visão mais ampla da profissão e da atuação em si. “Em todas as nossas aulas, reforço que não ‘viramos psicólogos’, mas que vamos nos construindo enquanto profissionais já na graduação: nossos recursos teóricos e metodológicos, nossa forma de atuação, nossa noção de ética, etc. Então, acredito que esse primeiro contato colabora substancialmente nessa construção. Amplia a visão sobre o que um(a) psicólogo(a) de fato faz. Possibilita que comecem a pensar nos desafios da profissão e em estratégias para superá-los, além de reforçar a importância da atuação do CRP18-MT para a profissão”, finalizou a professora.