CRP18-MT marca presença em evento nacional que celebra 25 anos da Resolução CFP 01/1999 e reforça compromisso com os direitos LGBTQIA+
CRPMT 18
O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT) participou do Seminário “Resolução CFP 01/999 - 25 Anos Despatologizando a Vida”, realizado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) em Brasília. A coordenadora da Comissão de Psicologia e Diversidade de Gênero e Sexual do CRP18-MT, Ana Carolina S. Oliveira, representou o regional, destacando a importância de reafirmar o compromisso com uma Psicologia que promova a diversidade e o respeito aos direitos humanos.
O seminário teve como propósito celebrar e promover uma reflexão sobre os 25 anos da Resolução nº 01/1999, que estabelece diretrizes para a atuação das psicólogas no que se refere à orientação sexual e identidade de gênero, reafirmando que a homossexualidade e a identidade trans não são consideradas patologias. O evento foi caracterizado por debates sobre os marcos legais, o impacto da resolução e os desafios enfrentados pela Psicologia brasileira na promoção da despatologização das vivências LGBTQIA+.
A Resolução CFP nº 01/1999 constitui um marco histórico para a Psicologia no Brasil, ao definir o posicionamento da ciência e da profissão em favor da despatologização das homossexualidades. Suas diretrizes também impulsionaram a criação de outras resoluções que orientam a prática profissional de psicólogas e psicólogos em temáticas relacionadas à sexualidade.
A regulamentação da prática profissional psicológica no contexto da orientação sexual teve repercussões em diversas áreas de garantia de direitos, influenciando esferas como o casamento igualitário, a adoção por casais homoafetivos e os direitos sucessórios.
A psicóloga Ana, destacou a importância da participação do regional no evento: “participar deste seminário foi uma oportunidade única para reafirmarmos o nosso compromisso com a defesa dos direitos humanos e com a promoção de uma Psicologia que respeite a diversidade. Em Mato Grosso, enfrentamos desafios específicos, pois ainda há uma forte presença de discursos fundamentalistas que tentam retroceder os avanços conquistados ao longo desses 25 anos. Estar aqui nos permite fortalecer nossa atuação local, ampliar nosso conhecimento e desenvolver estratégias mais eficazes para combater práticas discriminatórias e patologizantes”, afirmou.
Ana Carolina também ressaltou o impacto da troca de experiências e aprendizados proporcionados pelo evento:
“Foi enriquecedor ouvir autoridades e colegas de outros estados, compartilhando suas práticas e reflexões. Isso nos motiva a trazer novas abordagens e projetos para o CRP18-MT, visando oferecer suporte e acolhimento à comunidade LGBTQIA+ e capacitar ainda mais as profissionais da Psicologia em Mato Grosso,” completou a psicóloga.
Os painéis do seminário trouxeram temas fundamentais para a prática da Psicologia, abordando ferramentas além do campo profissional, enfrentamento às violências, interseccionalidades e os impactos contínuos da Resolução 01/1999. Nomes como Lucas Bulgarelli, Paulo Iotti, Fabiano Contarato, Sofia Favero e Jaqueline de Jesus enriqueceram os debates com reflexões críticas e relatos de experiências. A presença do conselho foi essencial para reafirmar o papel dos Conselhos Regionais na defesa de uma prática psicológica ética e inclusiva.
O evento demonstrou que, mesmo após 25 anos de conquistas, ainda há desafios a serem enfrentados, especialmente em contextos locais onde discursos conservadores e práticas discriminatórias permanecem presentes.
A Comissão de Psicologia e Diversidade de Gênero e Sexual do CRP18-MT produziu um vídeo para marcar os 25 anos de vigência da Resolução CFP nº 01/1999. No vídeo, a coordenadora da CPDGS, Ana Carolina S. Oliveira, apresentou como o tema está sendo trabalhado atualmente no CRP18-MT, além de compartilhar perspectivas e projetos futuros relacionados à temática.