CRP18-MT mapeia realização da avaliação psicológica durante a pandemia

CRP18-MT mapeia realização da avaliação psicológica durante a pandemia

CRPMT 18

O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT) lançou o “Mapeamento de Profissionais Atuantes nos Contextos da Avaliação Psicológica e suas Práticas no Cenário Atual de Distanciamento Social”, que teve por objetivo conhecer o perfil de profissionais em atuação. Realizado pela Comissão de Avaliação Psicológica (CAP) da entidade, o levantamento também objetivou identificar as dificuldades enfrentadas pela categoria com a Covid-19, para a partir dessas informações auxiliar psicólogas (os).

Segundo a coordenadora da CAP, Rosangela Kátia Sanches Mazzorana Ribeiro, o mapeamento mostra que a questão do distanciamento social acaba interferindo e dificultando o processo da avaliação psicológica. “Para um atendimento clínico online, síncrono, é possível, mas para a realização de uma avaliação psicológica há muitas limitações e ainda não temos estudos suficientes que subsidiem esta prática profissional.

O mapeamento auxiliou na observação de que as (os) profissionais têm dificuldade para lidar com essa realidade. Os problemas de sinal de internet, a necessidade de plataformas que garantam o sigilo são alguns problemas identificados. “Eles trouxeram também a questão da necessidade de que profissionais precisam se qualificar mais para fazer esse tipo de trabalho. Que o Conselho talvez possa auxiliar em promover cursos, lives - como já feitas por nós-, para poder auxiliá-las (os), a partir das legislações e das demandas, em como lidar com a situação nesse momento”.

A avaliação psicológica acaba sendo muito limitante se conduzida online, salienta Rosângela. Ficam prejudicados, por exemplo, a observação do comportamento da pessoa, a condução da entrevista, a aplicação de testes. Até mesmo o fato de a pessoa estar dentro de casa, muito limitada nas relações, acaba interferindo. A avaliação vai mostrar como as coisas estão naquele momento e podem não servir de parâmetro para definir comportamentos fora do período de isolamento, de pandemia.

“Isso acaba comprometendo a qualidade da avaliação. Então, o que temos orientado é: só faça se houver uma demanda muito necessária neste momento. Senão, aguarde a pandemia terminar”, informa a coordenadora, usando como exemplo solicitações que envolvem questões jurídicas.

 Muitas informações foram coletadas no auge das medidas de isolamento, mas há dificuldades também neste momento em que as restrições estão diminuindo. “Temos observado que as (os) profissionais estão voltando a fazer avaliação, mas algumas coisas ainda são difíceis”. Se for necessário manusear material, tem que haver o cuidado com a higienização, é preciso manter distância e usar equipamentos de proteção. “Então, tem que seguir as orientações dos órgãos de saúde para poder conduzir”, frisa.

Para acessar o “Mapeamento de Profissionais Atuantes nos Contextos da Avaliação Psicológica e suas Práticas no Cenário Atual de Distanciamento Social”, clique AQUI.