CRP18-MT leva Diálogos com o Interior aos profissionais de Juína e Juara

CRP18-MT leva Diálogos com o Interior aos profissionais de Juína e Juara

CRPMT 18

 

O exercício ético da profissão de Psicologia e a importância da representatividade dos profissionais do interior de Mato Grosso foram destacados nos dois encontros do projeto Diálogos com o Interior. A iniciativa foi realizada pelo Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT), entre os dias 20 e 22 de março, em Juína (745 km de Cuiabá) e entre 22 e 24 de março, em Juara (695 km da Capital).

Segundo a vice-presidente do Conselho, Maria Aparecida de Amorim Fernandes, o projeto está em consonância com os objetivos apresentados pelo V Plenário do CRP18-MT, cuja proposta é efetivar ações de interiorização. “As expectativas foram correspondidas, pois fomos muito bem recebidos, fizemos visitas as profissionais da Secretaria de Saúde, e também com os que atuam na área da educação e assistência e foi muito produtivo. Também fizemos oficinas visando capacitá-las com relação às questões éticas, às resoluções e orientações”.

Ela reforça que a ideia é intensificar a aproximação do Conselho com as psicólogas e também com estudantes de Psicologia. “Como é uma região longínqua, é uma ação que faz a profissional se sentir valorizada. Reforçamos que a autarquia é formada pela própria profissional, ela se constrói com essa representatividade. Nesse sentido, o Diálogos com Formação também é essencial para que as alunas conheçam de fato o papel e a missão da autarquia e tenham nela um espaço de construção coletiva”.

Dentro da programação, foram realizadas reuniões com representantes do CRP18-MT no controle social, com psicólogas da região, oficina de “Atendimentos por meio de TIC’s e Plataforma E-Psi”, e visitas às profissionais que atuam em políticas públicas.

Maria Aparecida de Amorim Fernandes frisou, ainda, que encontros presenciais como estes ajudam a quebrar uma resistência que, muitas vezes, é criada com relação à autarquia. “O Conselho, em alguns casos, é visto como um órgão que vai apenas fiscalizar a profissão e as psicólogas, mas antes tem a função de orientação e de respaldo. Então, reforçamos isso, discutimos muito a ideia de que a sociedade precisa ter conhecimento que existe um código de ética profissional que baliza nossa atuação”.

 

Além da vice-presidente do CRP18-MT, os encontros contaram com a participação da psicóloga e técnica do Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), Jackeline Jardim Mendonça; e do psicólogo e agente de Orientação e Fiscalização, Carlos Henrique de Oliveira.

 

O projeto

Mato Grosso é um estado com grande extensão territorial e para promover a interiorização, uma das providências é o estreitamento das relações, tornando-as presenciais e de trocas entre autarquia e categoria profissional, incluindo estudantes de psicologia. As trocas ocorrerão por meio de ações preventivas e de sensibilização para o exercício ético da profissão.

 

Todas as atividades contarão com a participação presencial da vice-presidente do CRP18-MT, Maria Aparecida Amorim Fernandes; da psicóloga e técnica do CREPOP, Jackeline Jardim Mendonça; do psicólogo e agente de Orientação e Fiscalização, Carlos Henrique de Oliveira.