CRP18-MT lança recomendações a gestores e empregadores sobre o exercício profissional durante o coronavírus
Tendo como objetivo contribuir com o exercício profissional de psicólogas (os) diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT) elencou recomendações para a atuação da categoria. O documento está sendo encaminhado a gestores públicos estaduais e municípios, além de empregadores da iniciativa privada de serviços psicológicos. Entre as orientações estão a manutenção de serviços essenciais de saúde, proteção e acolhimento, a garantia de condições técnicas e de higiene para os trabalhadores e o uso de equipamentos de proteção pelos profissionais.
O ofício foi elaborado considerando a atual situação de pandêmica referente ao coronavírus, a necessidade de evitar a vulnerabilidade de psicólogas (os) que trabalham nos serviços essenciais, e o compromisso ético da Psicologia na atenção às pessoas em situações de violação de direitos humanos e vulnerabilidade social. De maneira geral, o texto orienta quanto ao exercício profissional da Psicologia e as garantias técnicas e de saúde dos trabalhadores.
O CRP18-MT destaca a importância dos gestores e empregadores oferecerem todas as condições exigidas pelas autoridades sanitárias para execução de suas atividades. Entre elas, a disponibilização de itens de higiene, além de recomendações para que o trabalho possa ser realizado em locais ventilados e com a possibilidade de distanciamento adequado entre as pessoas. O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) por psicólogas (os) é outra recomendação do Conselho, para evitar não só acidentes de trabalho como diminuir o risco de contaminação e outras doenças.
O CRP18-MT orienta ainda que o serviço seja imediatamente suspenso nas situações em que os profissionais não tenham acesso a estas garantias de saúde e segurança, e que seja possível, a partir da avaliação de cada profissional, que os serviços psicológicos sejam mediados por outros meios, como internet, telefone, etc.
O Conselho se coloca à disposição dos profissionais da Psicologia, bem como, dos gestores estaduais e municipais através dos telefones de contato: 65 9 9242-3691 e 9 9235-4207.
Para conferir as recomendações do CRP18-MT, clique aqui.