CRP18-MT integra Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas de Mato Grosso

CRP18-MT integra Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas de Mato Grosso

CRPMT 18

A discussão de políticas públicas voltadas para o atendimento e acolhimento de pessoas dependentes de álcool e drogas é um dos objetivos do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas de Mato Grosso (Conesd). Na semana passada, os novos membros da entidade foram empossados, sendo dois deles representantes do CRP18-MT. Para o ano que vem está prevista a realização de 15 fóruns regionais sobre o assunto.

Representando o Conselho na cerimônia de posse como suplente, o psicólogo Luiz Guilherme Araújo Gomes, destaca que não se pode encarar a dependência química como uma questão de segurança. Por isso, a importância do envolvimento de outras áreas ligadas à saúde, psicologia, cultura e assistência social. Além de Luiz Guilherme Araújo Gomes, o CRP18-MT conta com a representação da titular da autarquia no Conesd, a psicóloga Janyne Lourenço Moura.

“Relacionar a culpabilidade do problema ao indivíduo que depende de álcool ou drogas é algo que não resolve a situação. Há vários fatores que levam a isso, como a fome, miséria, desemprego, sofrimentos psíquicos, falta de educação, lazer, cultura, esporte. Por isso, é preciso pensar em políticas públicas de modo amplo e não excludente ou que jogue a culpa em que esteja enfrentando o sofrimento do uso abusivo de álcool ou drogas”, disse Luiz Guilherme Araújo Gomes.

Durante a posse, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, apresentou algumas ações e propostas do Conesd para tratar a questão no estado. O conselho tem como presidente o secretário de Estado de Segurança Pública (Sesp), Alexandre Bustamante, e é formado também, além do CRP18-MT, por membros da Sesp, Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Secretaria de Educação (Seduc), Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Regional de Serviço Social 20ª Região, Universidade Federal de Mato Grosso, Universidade do Estado de Mato Grosso e da Federação das Comunidades Terapêuticas do Centro-Oeste/Mato Grosso.

“Nossa intenção é motivar os municípios a trabalhar junto com o Estado, nas mais diversas áreas, como saúde, assistência social, educação, cultura e esporte, em um grande movimento para que realmente tenhamos ações efetivas no combate e na atenção aqueles que são usuários de drogas”, destacou a secretária executiva do conselho, Lenice Silva Barbosa.

* Com informações da Secom-MT