CRP18-MT emite nota em homenagem ao dia da mulher negra, latino-americana, caribenha e Tereza de Benguela

CRP18-MT emite nota em homenagem ao dia da mulher negra, latino-americana, caribenha e Tereza de Benguela

CRPMT 18

O próximo domingo, 25 de julho, é uma data de extrema importância para o movimento negro feminino por tratar-se do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha e também o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Para resgatar a importância da chefe do Quilombo Quariterê em Vila Bela da Santíssima Trindade (MT), Tereza de Benguela, o CRP18-MT lança um artigo dedicado à reflexão do papel da Psicologia no enfrentamento às opressões de gênero e de identidade de gênero combinadas com a questão étnico-racial.

O documento é assinado pela Comissão de Relações Étnico-Raciais na Psicologia do CRP18-MT, que tem como objetivo a promoção de espaços de discussão e construção de ações com foco na atuação profissional e sua relação com os aspectos ético-raciais como fatores que atravessam a produção de saúde mental. Criada em 2017, a Comissão surgiu a partir da Subcomissão de Relações Étnicas e Raciais ligadas à Comissão de Direitos Humanos e Políticas Públicas (CDHPP).

Em um dos trechos, o artigo destaca que “mais que uma data comemorativa, é dia de incentivar reflexões sobre as condições de vida a que mulheres negras, indígenas e de grupos e comunidades tradicionais são submetidas em diferentes lugares no mundo, no Brasil e em nosso estado. Enquanto psicólogas (os) mato-grossenses, é necessário que reafirmemos o nosso compromisso em eliminar todo e qualquer tipo de discriminação, exploração e opressão – conforme o princípio fundamental nº2 do nosso Código de Ética profissional - entendendo também que esses elementos são determinantes na promoção de saúde mental”.

Para ler o documento na íntegra, clique AQUI.

Ainda em homenagem à data, a psicóloga Lindalva Alves, gravou especialmente para o CRP18-MT um vídeo com o poema “Terezas”. O texto fala das mais diferentes mulheres e de suas forças influenciadas por Tereza de Benguela. Assista o vídeo, clicando AQUI.